Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney

Não gostaria de falar sobre essa grande artista americana em razão da sua morte ocorrida ontem. Sempre gostei dela e tenho muitas lembranças com suas músicas, mas não deu tempo de citá-la aqui antes da triste notícia. 

Whitney Elizabeth Houston (1963-2012) foi um ícone da música POP que despontou nos anos 1980 com uma voz potente e afinadíssima. Dona de uma beleza frágil e sedutora, a talentosíssima Whitney conquistou muitos prêmios. Entre as 415 conquistas, ela consagrou-se com 2 Emmy, 6 Grammy, 30 Billboard Music e 22 American Music. A alma Soul e R&B vêm de suas origens. Sua mãe, a também cantora Cissy Houston, era prima de Dionne Warwick, e sua madrinha era Aretha Franklin. Whitney começou a soltar a voz num coro gospel aos 11 anos. Em 1978 participou do disco da sua mãe Think It Over e após isso ingressou na carreira artística como back in vocal das cantoras Chaka Kan e Jermaine Jackson. Seu primeiro álbum Whitney Houston foi lançado em 1985 e a fez alcançar o topo das paradas com os sucessos How Will I Know, Saving All My Love For You e Greatest Love Of All. Em 1987 veio o seu segundo álbum Whitney e muitos outros sucessos que a fizeram bater a marca de sete músicas no topo da Billboard

Na abertura dos Jogos Olímpicos de 1988, Whitney cantou One Moment In Time e gravou um single com a faixa. Particularmente é a música dela que mais me marcou e que me arrepia até hoje. Vi o clipe dessa música pela primeira vez num telão da extinta casa Vitória Pub que ficava localizada no Jardins. Fiquei impressionado também com os globos de raios que ficavam espalhados pela boate e que virou objeto de desejo.

Em 1992 com a trilha e o filme O Guarda-Costas (The Bodyguard), sua consagração foi estrondosa (mas ficam os comentários para um próximo post sobre cinema). 

Whitney se apresentou por aqui em 1994 com a turnê mundial The Bodyguard, fazendo shows no Rio e em São Paulo. Em mais de 25 anos de carreira Whitney lançou 7 álbuns (o oitavo, On My Own, estava sendo produzido), participou de 8 filmes e de 3 trilhas sonoras (e estava produzindo a quarta para o filme Sparkle, no qual também atua e que será lançado em agosto desse ano no EUA), além de vários compactos e mais de 400 milhões de cópias vendidas pelo mundo. 

Sem dúvida a multitalentosa Whitney Houston é mais uma grande perda do mundo do entretenimento, seja como atriz, produtora, compositora ou especialmente como cantora. 

Segue o vídeo:

One Moment In Time
Um Momento No Tempo
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário