Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Perfeição

Política, crítica social, comportamento, amor, relação, afeto, desafeto, foram alguns dos temas que permearam os álbuns da banda Legião Urbana (1983-1996). Sem dúvida uma das bandas mais completas do Brasil. 

Em meados dos anos 1980 o Legião era coadjuvante na minha seleção musical, ouvia mais as bandas RPM e Kid Abelha quando o grupo surgiu. Com exceção das faixas Faroste Caboclo e Eduardo e Mônica, que tocavam exaustivamente nas rádios, não me lembro de trocar o dial com as outras músicas-sucesso da banda, ao contrário, aumentava o som e cantava junto. 

Era incrível a habilidade da banda na estruturação de suas músicas. A sensibilidade das letras escritas e cantadas por Renato Russo (vocal) e a composição sonora do Marcelo Bonfá (bateria) e do Dado Villa-Boas (guitarra/violão/baixo), davam uma harmonia musical nas faixas que poucas bandas conseguiam.


Quando escuto Legião me lembro de duas pessoas que curtiam a banda comigo, Renata Horn, uma amiga dos tempos da faculdade e Edu Almeida, um amigo dos tempos do ICI. Certa vez fui para Piracicaba com a Renata, fomos e voltamos escutando e cantando Legião. O Edu gravou uma fita pra mim com suas músicas preferidas da banda. Foi nesta fita que prestei mais atenção nas faixas Teatro dos Vampiros e Daniel na Cova dos Leões, ambas do álbum V de 1991.

Vento no Litoral, a mais triste e sincera das músicas da banda, me faz pensar no meu amado marido. Ele adora cavalos-marinhos e no final da letra Renato faz menção a eles. Espero nunca ter que cantá-la com a mesma dor e saudade com que o Renato a compôs e gravou.

Minhas preferidas são: Teatro dos Vampiros, Tempo Perdido, Há Tempos, Quase sem Querer, Por Enquanto, Vento no Litoral, Eu Era um Lobisomem Juvenil, Angra dos Reis, Índios, Giz, Vinte e Nove, Monte Castelo, Ainda é Cedo, Será, Eu Sei e Perfeição.

Acho lindo o clip Perfeição. Tem uma plástica visual leve e vibrante, parece um conto ilustrado. Adoro a subida rítmica no trecho Venha!/Meu coração está com pressa/Quando a esperança está dispersa/Só a verdade me liberta/Chega de maldade e ilusão/Venha!/O amor tem sempre a porta aberta/E vem chegando a primavera/Nosso futuro recomeça/Venha!/Que o que vem é Perfeição!...

Perfeição

Nenhum comentário:

Postar um comentário