Pesquisar este blog

domingo, 5 de janeiro de 2014

2014 = 5!

Estamos no ano cinco (1+4). O número cinco evoca liberdade, evolução, curiosidade e aventura. É o número também das sensações e dos sentidos. Representa a liberdade e o espírito de aventura. Sua representação geométrica é caracterizada pelo polígono e pela estrela de cinco pontas. E para ilustrar o post, trago cinco grupos com cinco integrantes e que acompanhei nos primórdios da minha formação musical.



Começamos então com os precursores, os norte-americanos The Jackson 5. O grupo formado em 1964 pelos irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e o caçula Michael, aguentou o folego musical até 1989. Michael tornou-se o vocalista principal da banda em 1966 e abandonou os irmãos para seguir carreira solo em 1979. Entre os principais sucessos, destaco: I Want You BackHappy, Music And Me, I'll Be There e Go To Be There.

I Want You Back
Eu Quero Você De Volta
video


O segundo e já intitulado como boy band é o grupo norte-americano New Edition. Na cola do sucesso do The Jackson 5, o New Edition trazia em sua formação, 1978, cinco integrantes: Ronnie DeVoe, Ralph Tresvant, Bobby Brown, Michael Bivins e Ricky Bell. Foi no início dos anos 1980 que a banda emplacou seus maiores sucessos: Candy Girl, Cool It Now, Is This The End, Mr. Telephone Man e My Secret.

Mr. Telephone Man
Sr. Homem Do Telefone
video


De outro ponto do mundo, Porto Rico, surgia o quinteto Menudo, em 1977. O terceiro grupo teve várias formações e se manteve na ativa até 1996. Quando se apresentaram no Brasil, em 1985, no estádio do Morumbi, seus representantes eram: Charlie MassóRay ReyesRoy RosselloRobi Rosa e o promissor Ricky Martin que acabará de substituir o Ricky Melendez. Os maiores hits da época eram: Não Se ReprimaSabes A ChocolateDoces BeijosSe Tu Não Estás e Hold Me.

Hold Me
Me Segure
video


Em meados da década de 1980 foi a vez da boy band norte-americana New Kids On The Block roubar a cena. Em sua formação trazia os irmãos Jordan e Jonathan Knight, Joe McIntyre, Donnie Wahlberg e Dannie Wood. A banda se diluiu em 1994 com a saída de Jordan. Em 2008 o NKOTB voltou após serem nomeados como a maior boy band de todos os tempos no popular programa americano da Oprah Winfrey. Seus maiores sucessos: Step By Step, Please Don't Go Girl, I'll Be Loving You (Forever), If You Go Away e Tonight.

Step By Step
Passo A Passo
video


E para fechar os quintetos, surge em 1993 o Backstreet Boys. Parece que algo dizia ao mercado fonográfico norte-americano que o fim do NKOTB estava próximo. Rei morto, rei posto. Os garotos Brian Littrell, Nick Carter, AJ McLean, Howie Dorough e Kevin Richardson, ocupariam de vez o lugar de seu antecessor. O Grupo se mantém até hoje, mas seus sucessos de agora parece permanecerem somente em sua terra natal. O hits da banda por aqui: We've Got It Goin' OnI'll Never Break Your Heart, Quit Playing Games (With My Heart), Everybody (Backstreet's Back) e I Want It That Way.

I Want It That Way
Eu Quero Assim
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário