Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Almoços de Domingo

Ontem, ouvindo algumas músicas bem antigas, me peguei lembrando dos almoços de domingo, de muitos e muitos anos atrás (meados da década de 1970). Lembro-me dos meus avós paternos, Zepherino e Noemia, chegando em casa, um sobrado no bairro do Sumaré, a bordo do Aero Willys verde do meu pai. Abriam a porta do banheiro para falar um "como vai?" aos netos Dinho e Beto, que estavam terminando o divertido banho de banheira dado pela secretária do lar, Marilena, antes do almoço. Na cozinha, mamãe e minhas irmãs, Rose e Mag, preparavam a massa dos pastéis de carne e de queijo que meu avô amava. No fogão, o molho à bolonhesa e o espaguete, eram cozinhados com muito carinho pelas mãos da Dona Vilma. E na geladeira, um saboroso pudim de leite com calda de caramelo, outra paixão do patriarca Carneiro. Alguns minutos mais tarde... Todos sentados à mesa, redonda de fórmica branca com um circulo de folhas vermelhas que aberta ficava quase retangular, para saborear o almoço da Dona Vilma. E comigo, o "copo da formiga" para tomar "um dedo" de tubaína. Guardo ele comigo até hoje. 

Sobre o armário de aço, azul celeste, ficava um pequeno televisor, com imagem preto e branco, transmitindo o Programa Silvio Santos, que começava com Domingo no Parque, seguido do Qual é a Música? e mais tarde o Show de Calouros. A hora do almoço coincidia com o segundo programa, por onde passaram os medalhões do Pop Brega da década de 1970: Ronnie Von, Vanusa, Antônio Marcos, Silvio Brito, Alcione, Agnaldo Timóteo, Wanderley Cardoso, Gretchen, Sidney Magal, Perla... E na década de 1980: Trio Los Angeles, Absyntho, Nahim, Biafra, Marquinhos Moura, Sérgio Malandro e por aí vai. 

E para resgatar essa saudosa época, segue uma música na voz da Rainha do Iê Iê Iê, Vanusa. A faixa está no álbum Vanusa, de 1973.

Manhãs de Setembro

2 comentários:

  1. òtima lembrança, quanta saudade deste tempo...que bom que tivemos estes momentos tão lindos em nossas vidas...família como é importante...muito lindo bjs Rose

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo mana! Que bom que temos a nossa família quase intacta até hoje né? Valeu! Beijão.

    ResponderExcluir