Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Smalltown Boy

Mesmo sem eu entender muito bem o que a letra da canção Smalltown Boy dizia, a mensagem ficava clara no vídeo, onde, um jovem rapaz é obrigado a deixar sua cidade após sofrer com a homofobia dos nativos. E quem não passou de alguma forma por tal constrangimento? Estou falando dos anos 1980, onde a homossexualidade era mais velada e a intolerância e o preconceito eram bem maiores do que hoje. 

O escocês Jimmy Somerville fundou em Londres, em 1983, com os amigos Steve Bronki e Larry Steinbachek, a banda Bronski Beat. Com todos os integrantes homossexuais assumidos, a banda deixou bem claro, desde o começo, o que propunha discutir através da música, tanto na faixa de lançamento do disco, Smalltown Boy, quanto no título do álbum, The Age Of Consent, de 1984. 
Mas quem de fato começou a colocar o "dedo na ferida" foi o inglês Boy George com sua banda Culture Club, que dois anos antes, lançavam a canção e o vídeo Do You Really Want To Hurt Me. E, em se tratando de contestação, depois da libertação sexual dos anos 1960 (Woodstock), da glam rock (David Bowie) nos anos 1970, os anos 1980 voltou-se ao amor e à todas as suas formas. Foi o auge do romantismo pop.

Smalltown Boy
Garoto Da Cidade Pequena
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário