Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Rainha da New Age

A cantora, compositora e instrumentista irlandesa Eithne Ní Bhraonáin conhecida artisticamente como Enya, desbravou o mundo em 1988 quando lançou o seu segundo álbum solo Watermark. De lá pra cá, foram 7 discos além do primeiro que leva o seu nome lançado em 1986. Com mais de 75 milhões de discos vendidos, Enya já conquistou vários prêmios, entre eles, 4 Grammys e indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor canção por May It Be, tema do filme O Senhor dos Anéis (The Lord Of The Rings, 2001).

Enya foi uma das responsáveis pela disseminação mundial do estilo New Age com uma nova roupagem, que lembra muito a música Celta com acordes que vão do Clássico ao Folk. Outras cantoras vieram na sua cola como Sarah Brightman e Loreena McKennetti.

Apesar de não ter um CD da Enya, ouvi muito suas canções nos discos do mano Dinho e da mana Magaly que a-d-o-r-a ela. Fiquei bem contente quando ouvi suas músicas na trilha do filme O Senhor dos Anéis, foi um casamento perfeito entre melodia, voz e fotografia. Segue o vídeo promocional do filme.

May It Be
Que Seja

Enya completa hoje 52 anos de vida. Vida longa pra ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário