Um dos nossos melhores interprete da MPB, Emílio Santiago, faleceu nessa manhã, aos 66 anos de idade, em consequência de um AVC sofrido no último dia 7.
Emílio começou a carreira de cantor na época em que cursava a faculdade de Direito no Rio de Janeiro. Participava de festivais universitários e cantava em boates e casas de espetáculos noturnos. Gravou seu primeiro compacto aos 27 anos e o primeiro LP dois anos depois. Em 1982, garantiu o primeiro lugar no Festival MPB Shell com a música Pelo Amor De Deus. Três anos mais tarde, ele defendeu brilhantemente a música Elis, Elis, no Festival dos Festivais, e ganhou o prêmio de melhor intérprete. Deixa um legado com 29 discos gravados em 40 anos de carreira. Entre suas grandes interpretações, destacam-se as músicas: Saigon, Verdade Chinesa, Tudo Que Se Quer, Mulher, Anos Dourados, As Rosas Não Falam, Lembra De Mim, Noite Dos Mascarados, Nega, Mascarada e Perfume Siamês.
Emílio estava numa ótima fase profissional, ganhou o Grammy Latino 2012 de melhor álbum Samba/Pagode com o disco Só Danço Samba - Ao Vivo, e acabara de abrir a sua gravadora independente com o selo Santiago Music.
Tive a oportunidade de ver o Emílio cantar duas músicas, em outubro do ano passado, ao ser homenageado na Festa Nacional da Música. Dono de uma voz forte e aveludada, sua presença de palco foi iluminada por sua simpatia e seu sorriso largo. Foi uma oportunidade rara e um momento marcante.
Descanse em paz guerreiro.
Segue a letra e o player da canção Elis, Elis, música de Estevan Natolo Jr. e Marcelo Simões em homenagem à Elis Regina, na voz de Emílio Santiago.
O sol se escondeu mais cedo
E o medo tomou conta do poeta
Feriu o bandido, calou o profeta
A cortina do palco não se abriu
Mas a plateia inteira cantou a mais triste cantiga de amor
Quem diz, quem diz, quem diz
Que você partiu
Mente, mente, só mente
Não sabe de você aqui tão presente
Não viu o bêbado dobrando a esquina
Não ouviu a doce voz da menina
Não andou no arame de uma corda bamba
Não cantou o mais bonito dos sambas
Não fugiu, não fugiu num rabo de foguete
Quem diz, quem diz, quem diz
Que você partiu
Não sabe, não sabe
Que o show de todo artista tem que continuar
Nenhum comentário:
Postar um comentário