Pesquisar este blog

sábado, 19 de outubro de 2013

A tonga da mironga do kabuletê

A Tonga Da Mironga Do Kabuletê, álbum Toquinho e Vinicius de 1971. Mas o que será que significa isso? (veja no final do post). Cresci ouvindo esse disco na vitrola da casa de meus pais. Talvez daí venha uma das minhas primeiras referências da MPB

Compositor, poeta, jornalista, dramaturgo e diplomata, o carioca Marcus Vinicius de Moraes foi um dos grandes mestres da música brasileira. Seus maiores parceiros musicais foram, nada mais, nada menos, do que: Ary Barroso, Adoniran Barbosa, Pixinguinha, Tom Jobim, João Gilberto, Baden Powell, Chico Buarque, Carlos Lyra, Marília Medalha, Antônio Medalha, Edu Lobo, Francis Hime, Haroldo e Paulo Tapajós, Toquinho, entre outros. Sua discografia conta 28 discos. Possivelmente teriam muitos outros se ele não tivesse partido para o "plano superior" em 1980, aos 66 anos de vida. 

Baden Powell foi o maior parceiro musical de Vinicius. Gravaram 70 musicas. A obra prima maior da dupla é Samba Da Benção. Outra canção que gosto muito é Canto De Ossanha, na voz da Elis Regina.

Outro grande parceiro musical foi Tom Jobim. Juntos lançaram 50 músicas. Destaque para: Água De Beber, Ela É Carioca, Insensatez, Garota De Ipanema, Exaltação Do Amor, A Felicidade, O Morro Não Tem Vez, Só Danço Samba, Se Todos Fossem Iguais A Você, Soneto Da Separação e Brigas Nunca Mais. 

Toquinho foi o último e mais duradouro parceiro musical. Juntos lançaram mais de 40 músicas em pouco mais de dez anos de união, comemorados no disco 10 Anos de Toquinho e Vinicius, lançado em 1979. As que me recordo mais são: Meu Pai Oxalá, Tarde Em Itapuã  Sei Lá... A Vida Tem Sempre Razão, Regra Três, Morena Flor, Canto de Oxum, Onde Anda Você e Paiol De Pólvora

Vinicius e o parceiro Edu Lobo, venceram o I Festival da Música Popular Brasileira, 1965, com a música Arrastão, defendida brilhantemente por Elis Regina.

Hoje, Vinicius de Moraes completaria um século de vida. Deixou-nos obras magistrais e eternas. Bons tempos de mentes brilhantes e talentos sem fim. Segue o player:


Significado de A Tonga Da Mironga Do Kabuletê: De acordo com o Novo Dicionário Banto do Brasil, de Nei Lopes, estas palavras significam: Tonga (do Quicongo) - força, poder; Mironga (do Quimbundo) - mistério, segredo; Cabuletê - indivíduo desprezível, vagabundo (também empregado para designar um pequeno tambor com cabo, usado na percussão). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário