Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Rita e Roberto

Uma das coisas boas dessa época do ano, pouco antes do Natal, era o lançamento dos discos da Rita Lee e Roberto de Carvalho. Ficava ansioso pela capa do disco, pelo encarte com as letras e, é claro, pelas faixas inéditas! 

Um dos últimos discos que tive o prazer de esperar foi Rita e Roberto, de 1985, e confesso que fiquei desapontado com a capa monocromática. Parecia que faltava alma ali, mas não, era uma ode à cinza São Paulo. Foi o último álbum do casal pela gravadora Som Livre, uma parceria que durou 20 anos. 

Adoro as faixas Vírus Do Amor, Vítima, Molambo Souvenir, Yê Yê Yê e Noviças do Vício. O disco contou com a participação de Caetano Veloso na composição de Nave Maria, com Hebert Vianna no vocal e guitarra em Gloria F e João Barone na bateria de VítimaMolambo Souvenir e Não Titia. O álbum contou ainda com a canção Choque Cultural.

E para comemorar os 30 anos do disco, segue o clipe da faixa mais executada.

Vírus Do Amor

A segunda música mais executada, dez anos depois, foi Vítima, tema da novela A Próxima Vítima, 1995, sucesso de Silvio de Abreu na faixa nobre da TV Globo.

Um VIVA à Rita Lee, que completa, no próximo dia 31, 68 anos de vida!

Tenham uma ótima passagem de ano e até 2016!

domingo, 29 de novembro de 2015

Diamond Life

Uma das música mais executadas nas rádios brasileiras em 1985 foi Smooth Operator, hit do grupo britânico Sade, mas engana-se quem acha que a canção foi o primeiro sucesso da banda.

Com dois anos de estrada, Sade lança seu primeiro álbum, Diamond Life em 1984, com a canção Your Love Is King, sucesso imediato na Inglaterra. Nos Estados Unidos o primeiro single foi Hang On To Your Love, lançada no inicio do ano seguinte. E por aqui, o sucesso veio com Smooth Operator. Diamond Life, rendeu vários prêmios e a posição de destaque da banda no mundo todo. É considerado um dos 200 discos definitivos no Rock And Roll Hall Of Fame, categoria que elege os melhores discos produzidos em todos os tempos. 
E para rememorar, seguem os clipes dos três primeiros hits da banda:

Your Love Is King
O Teu Amor É Rei


Hang On To Your Love
Segure Seu Amor


Smooth Operator
Operador Suave

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

One Of The Living

A canção, que está na trilha sonora do filme Mad Max, Além da Cúpola do Trovão, de 1985, foi pouco divulgada por aqui, injustamente, mas rendeu a Tina Turner o Grammy de Melhor Performance Feminina de Rock no mesmo ano. A música, escrita por Holly Knighttraz a potente voz da cantora no ápice de sua carreira e em grande estilo. Quem poderia imaginar Tina tocando uma guitarra num clipe? É de uma energia, digna de um vulcão! One Of The Living não esteve presente em nenhuma copilação de Tina, até 2009. 

Há tempos tinha o desejo de postar o vídeo da música aqui, mas, até então, não havia encontrado nenhum com boa qualidade. Confira abaixo a canção e o clipe com cenas do filme.

One Of The Living
Um Dos Vivos

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

É primavera...

Música de Cassiano e Silvio Rochael, a música Primavera está no álbum de estreia do Tim Maia, título homônimo, lançado em 1970. A letra é curta e cheia de romantismo, que somada a voz e ao suingue do Tim, ficou uma maravilha! 
E nada melhor do que essa canção para fechar o mês de setembro com a entrada da Primavera. Recebi a imagem, ao lado, no WhatsApp e achei ela tão bacana, que mereceu destaque no Music And Eu.
Abaixo a letra e o player para ler, ouvir e cantar junto. 
Salve Tim! Salve a Primavera!

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Que eu quero estar junto a ti (porque)

Eu (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo (é primavera) meu amor

Trago essa rosa (para te dar)
Trago essa rosa (para te dar)
Trago essa rosa (para te dar)
Meu amor...

Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)
(É primavera)


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Encontro de Titãs - 14

O encontro da vez é com os roqueiros Rita Lee e Sérgio Britto (Titãs) cantando Bossa Nova. É isso mesmo, Bossa Nova! E não é que ficou bacana. 

Já havia escutado a música Purabossanova há muito tempo, e até mesmo visto o clipe, mas ficou na gaveta. Recentemente a canção voltou a tona por conta da trilha sonora da novela Babilônia. Resolvi então vasculhar um pouco mais sobre ela. A faixa título Purabossanova foi lançada em 2013, no quarto álbum solo do Sérgio e teve a participação mais que especial da Rita, que já havia feito um disco todo dedicado ao estilo, Rita Lee em Bossa 'n' Roll,  de 1991. O álbum Purabossanova contou ainda com a participação de Luiz Melodia e de outro cantores em suas 12 faixas. O vídeo é bonitinho, mas o que empolga mesmo é o tom que a rainha do rock doa com destreza à canção. Confira:

Purabossanova

sábado, 18 de julho de 2015

TOP 10 - Baby Consuelo

A niteroiense, cantora e compositora Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, mais conhecida como Baby Consuelocompleta hoje, 63 anos de vida. Ela mudou o nome artístico no final dos anos 1990, quando tornou-se evangélica, para Baby do Brasil, mas pra mim, ela continua sendo Baby Consuelo. Lembro-me bem do seu primeiro sucesso pós Novos Baianos, fruto do seu segundo álbum em carreira solo e composto pra ela por Caetano Veloso. E quem é que não conhece a bela canção Menino Do Rio? Conhecida pelos cabelos coloridos, pelos nomes estranhos que colocou nos seus sete filhos, pela histórias de contato com o Divino e por ser barrada na Disney, Baby tornou-se única em estilo e retórica. E permanece até hoje, com mais de 45 anos de carreira, igual! E para homenagear uma das grandes vozes da música brasileira, preparei o seu TOP 10.

1- Um Auê Com Você - Eu queria tanto voar com você...
2 - Sem Pecado E Sem Juízo - Vem beijar luar/Doar felicidade
3 - Menino Do Rio - Eu canto pra Deus proteger-te
4 - Telúrica - A ideia ilumina/Dá o toque e anima/O aroma do perfume...
5 - Seus Olhos - O meu coração flutua nessa tua divindade
6 - Todo Dia Era Dia De Índio - E da alegria, da alegria de viver...
7 - Ele Mexe Comigo - Como os raios do sol desce/Vem e me aquece
8 - Brasileirinho - E nunca mais esquecerei o tal chorinho
9 - O Que Vier Eu Traço -  Não tenho veia poética/Mas canto com muita tática
10 - Cósmica - E vive nessa magia/Em busca da sabedoria

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Begin Again

Na cerimônia do Oscar, desse ano, uma das canções apresentadas e nomeadas para concorrer a estatueta dourada de Melhor Som Original foi Lost Stars, interpretada pelo grupo norte americano Maroon 5. A música de autoria de Gregg Alexander e Danielle Brisebois representou o filme Begin Again (Mesmo Se Nada Der Certo, 2013), e perdeu para a canção Glory, do filme Selma (Selma: Uma Luta Pela Igualdade), 2014.

Ontem, tive o prazer de ver o filme e gostei muito. Nele, a jovem compositora Gretta James (Keira Knightley) viaja para Nova Yorque com o namorado, compositor e cantor Dave Kohl (Adam Lavine) que acaba de assinar contrato com uma gravadora para produzir um disco. Lá, Gretta encontra com o amigo Steve (James Corden) e se muda para a casa dele após descobrir o envolvimento de Dave com uma produtora musical da gravadora. Steve toca num bar e leva a amiga para se distrair um pouco e acaba colocando-a para cantar uma canção autoral. É quando Dan (Mark Ruffalo), um produtor musical recém-demitido, ouve a canção e se encanta com ela, e convence Gretta a gravar uma demo. 

O filme, sobretudo, fala da paixão das pessoas pela música. Dos que compõem, dos que cantam, dos que produzem, dos que tocam e dos que ouvem.

Confira os vídeos de Lost Stars na voz de Keira Knightley e com Adam Lavine, ambas com a letra da canção.



Gosto muito das duas versões, mas a segunda é de arrepiar. 

A trilha sonora é composta por 16 faixas, sendo 6 na voz de Keira, 4 na voz de Adam, 4 com a Cessyl Orchestra e 2 com Cee-Lo. O CD não foi lançado no Brasil, mas é possível baixar as músicas pela internet.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Elis 70 anos

Ontem, prestigiei o show em homenagem à Elis Regina e gostei do que vi. A iniciativa partiu do primogênito da cantora, João Marcello Bôscoli, e integra os eventos em comemoração ao aniversário de 70 anos de Elis. Os eventos começaram com o lançamento do site oficial da cantora e a nova biografia autorizada, Nada Será Como Antes, de Julio Maria, ambos lançados em 17 de março, data do aniversário de Elis. E ainda tem a promessa de uma filmografia, dirigida por Hugo Prata, com roteiro de Nelson Motta e Patricia Andrade, com a atriz Andreia Horta na pele da Pimentinha.

O show começou às 20h15 e foi apresentado por João Marcello e Luiz Carlos Miele, contou com vídeos inéditos de canções da Elis e com depoimentos e canções ao vivo dos artistas convidados (em ordem de participação): Fagner, Renato Teixeira, João Bosco, Jair de Oliveira, Ivan Lins e Gilberto Gil. Músicos e três telões dividiam o palco do auditório Celso Furtado no Anhembi. Minha emoção foi grande, não conhecia o lugar, mas sabia que a Elis já havia se apresentado ali várias vezes.

Setlist: Abertura com Elis Regina (voz) - Fascinação; Fagner - Mucuripe (participação de Elis no telão) e Noves Fora, Elis Regina (telão) - Sinal Fechado e Transversal Do Tempo, João Bosco - Bala Com Bala, Transversal Do Tempo, O Mestre-Sala Dos Mares, O Bêbado E A Equilibrista, Elis Regina (telão) - Me Deixa Em Paz, Renato Teixeira - Romaria (participação de Elis no telão) e Sentimental Eu Fico, Elis Regina (telão) - Corrida De Jangada, Jair Rodrigues e Elis Regina (telão) - O Morro Não Tem Vez (participação de Jair de Oliveira), Elis Regina (telão) - Águas De Março, Ivan Lins - Aos Nossos Filhos, Cartomante, Qualquer Dia, Me Deixa Em Paz e Madalena, Elis Regina (telão) - Deixa e Upa Neguinho Na Estrada, Gilberto Gil - Amor Até O Fim, Se Eu Quiser Falar Com Deus e Ladeira Da Preguiça, Elis Regina (telão) - Maria, Maria.

Senti falta de outros grandes compositores/cantores, vivos, tão gravados por Elis como Milton Nascimento, Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso Guilherme Arantes. Foram quase três horas de show, com intervalo de quinze minutos. Os pontos altos foram ver Elis em vídeos inéditos nos telões com som e imagens impecáveis e ouvir Gilberto Gil cantando Se Eu Quiser Falar Com Deus. Os pontos baixos foram a ausência dos outros filhos de ElisPedro Camargo Mariano e Maria Rita, e a fraca e desnecessária presença de Jair de Oliveira no palco. No encerramento, todos os artistas voltaram ao palco para prestar uma última homenagem à cantora. João Marcello deixou no ar a promessa de novos shows. Vamos aguardar, porque o espetáculo não pode parar!

E para encerrar, a cópia, sem tratamento, de um dos vídeos que passaram no show de ontem, gravado em 1978.

Sinal Fechado e Transversal Do Tempo

domingo, 19 de abril de 2015

Todo dia era dia de índio

Todo dia, era dia de índio
Todo dia, era dia de índio
Mas agora eles só tem 
O dia 19 de abril

Crianças da Tribo dos Caiapós - Belém/PA
O trecho da música acima é uma triste e bonita homenagem ao verdadeiro povo brasileiro que sofreu, desde a colonização do Brasil, o desrespeito dos estúpidos imperialistas europeus. De lá pra cá, um pouco mais de meio milênio, nada mudou para os legítimos donos dessa terra, quase dezimados pelo preconceito e pela ganância do homem branco.

Lembro-me de contribuir com pinturas e cartazes para esse povo quase lendário nas comemorações do Dia do Índio durante os anos de estudo na escola primária, e só.

O Dia do Índio, comemorado hoje, foi decretado em 1943 por Getúlio Vargas, mas a ideia de instituir a data, como importante causa e reflexão, partiu das lideranças indígenas em 1940, durante o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.

Fico comovido quando artistas incluem no contexto musical um pouco da história dos legítimos povos brasileiros. É o caso da canção Curumim Chama Cunhatã Que Eu Vou Contar (Todo Dia Era Dia De Índio),lançada em 1981. Composição de Jorge Ben Jor e sucesso na voz de Baby Consuelo, ou melhor, Baby do Brasil, a canção faz parte do álbum Canceriana Telúrica, da própria Baby, e do álbum Bem-Vinda Amizade, de Ben Jor


Outros compositores também prestaram homenagem aos índios: Caetano Veloso - Um ÍndioLegião Urbana - ÍndiosDjavan - Cara De ÍndioBeto Guedes - Amor De ÍndioNando Reis - Relicário e Antonio Nobrega - Chegança

domingo, 29 de março de 2015

Boogie Oogie

Como fã assíduo das músicas dos anos 1970, não tinha como não comentar a novela e a trilha sonora de Boogie Oogie, (2014-2015).

Os protagonistas: Ísis Valverde, Marco Pigossi e Bianca Bin
A novela se passa nos anos 1978 e 1979, no Rio de Janeiro e Niterói. O enredo fala sobre a revelação da troca de bebês na maternidade, em 18 de fevereiro de 1956, e do tolo segredo de Carlota (Giulia Gam). Os bebês eram Sandra (Ísis Valverde) e Vitória (Bianca Bin), que têm suas vidas reviradas quando suas famílias são destrocadas de uma hora pra outra. Ambas tem mais em comum, são apaixonadas e brigam pelo amor do aviador Rafael (Marco Pigossi). Rafael namorava Vitória e se apaixona por Sandra na véspera do seu casamento com o advogado Alex (Fernando Belo), que morre num acidente, a caminho da igreja, para salvar a vida do galã. É a primeira novela de Rui Vilhena no Brasil, que começa muito bem por aqui depois de viver e escrever durante 15 anos em Portugal. 

Deu para relembrar as roupas, os carros, os produtos e a vida cotidiana da época. 

A trama, das 18h, contava ainda com Beth Faria (Madalena), Francisco Cuoco (Vicente), Deborah Secco (Inês), Fabrício Boliveira (Tadeu), Heloísa Périssé (Beatriz), Daniel Dantas (Elísio), Caco Ciocler (Paulo), Maria João Bastos (Diana),José Loreto (Pedro), Fabíula Nascimento (Cristina), Guilherme Fontes (Mário), Letícia Spiller (Gilda), Alessandra Negrini (Susana), Marco Ricca (Fernando), Giulia Gam (Carlota), Alexandra Richter (Heloisa), Bruno Garcia (Ricardo) e Rodrigo Simas (Beto) nos papéis principais. O elenco tinha uma química muito boa, todos estavam muito bem em seus papéis. Destaque para os mirins Giovanna Rispoli (Cláudia), José Victor Pires (Otávio), João Vithor Oliveira (Serginho), Julia Dalavia (Alessandra) e para os veteranos Joana Fomm (Odete), Pepita Rodrigues (Ágata), Ana Rosa (Zuleica), Zezé Motta (Sebastiana), Sandra Coverloni (Augusta), Thais de Campos (Célia), Gustavo Trestini (Artur) e Christiana Guinli (Márcia).

A trilha sonora foi dividida em dois CDs com músicas que foram hits nos anos 1970.

O primeiro, internacional, traz a atriz Ísis Valverde na capa e as faixas: Boogie Oogie Oogie - A Taste Of Honey, Celebration - Kool & The Gang, Dance, Dance, Dance - Chic, That's The Way (I Like It) - KC and The Sunshine Band, Disco Inferno - The Trammps, Ring My Bell - Anita Ward, September - Earth, Wind & Fire, Just The Way You Are - Barry White, Heart Of Glass - Blondie, Got To Be Real - Cheryl Lynn, If I Can't Have You - Yvonne Elliman, Fantasy - Earth, Wind & Fire, Hot Stuf - Donna Summer, Got To Give It Up (Part 1 & 2) - Marvin Gaye, I Go To Rio - Peter Allen, Your Song - Elton JohnLove Hangover - Diana Ross.   

O segundo, nacional e internacional, traz a atriz Bianca Bin na capa e as faixas: Dancin' Days - As Frenéticas, Acabou Chorare - Novos Baianos, Three Times A Lady - Commodores, A Noite Vai Chegar - Lady Zul, As Dores Do Mundo - Hyldon, Deusa Do Amor - Pepeu Gomes, Daddy Cool - Boney M., Coisas Da Vida - Rita Lee, Barato Total - Gal Costa, Minha Teimosia, Uma Arma Pra Te Conquistar - Jorge Ben, London London - Caetano Veloso, Mandy - Barry Manilow e novamente a música That's The Way (I Like It) - KC and The Sunshine Band

Quatro músicas da novela ficaram de fora dos CDs. Eram elas: Don't Go Breaking My Heart - Elton John & Kiki Dee, You Make Me Fell (Mighty Real) - Sylvester, Sossego e Afim De Voltar - Tim Maia. E se não me falha a memória, Lança Perfume - Rita Lee e Roberto de Carvalho, também tocou na novela.

Na vinheta dos intervalos da novela era tocada a introdução de September. Segue a abertura da novela, sem os nomes do elenco, autor e direção, com a música tema.

That's The Way (I Like It)

Esse É O Caminho (Eu Gosto Disso)

quarta-feira, 25 de março de 2015

Smalltown Boy

Mesmo sem eu entender muito bem o que a letra da canção Smalltown Boy dizia, a mensagem ficava clara no vídeo, onde, um jovem rapaz é obrigado a deixar sua cidade após sofrer com a homofobia dos nativos. E quem não passou de alguma forma por tal constrangimento? Estou falando dos anos 1980, onde a homossexualidade era mais velada e a intolerância e o preconceito eram bem maiores do que hoje. 

O escocês Jimmy Somerville fundou em Londres, em 1983, com os amigos Steve Bronki e Larry Steinbachek, a banda Bronski Beat. Com todos os integrantes homossexuais assumidos, a banda deixou bem claro, desde o começo, o que propunha discutir através da música, tanto na faixa de lançamento do disco, Smalltown Boy, quanto no título do álbum, The Age Of Consent, de 1984. 
Mas quem de fato começou a colocar o "dedo na ferida" foi o inglês Boy George com sua banda Culture Club, que dois anos antes, lançavam a canção e o vídeo Do You Really Want To Hurt Me. E, em se tratando de contestação, depois da libertação sexual dos anos 1960 (Woodstock), da glam rock (David Bowie) nos anos 1970, os anos 1980 voltou-se ao amor e à todas as suas formas. Foi o auge do romantismo pop.

Smalltown Boy
Garoto Da Cidade Pequena

terça-feira, 24 de março de 2015

Para Fefê

E mais um dia especial chegou hoje à minha família, nasceu a minha sobrinha-neta Fernanda, com 3,135kg e 48cm.

E para comemorar, segue o vídeo do Symple Red com a canção For Your Babies, álbum Stars, de 1991, e que gosto bastante.

For Your Babies
Para Seus Filhos

Seja bem vinda Fernanda! Bem vinda a Era de Aquário! Bem vinda ao novo mundo que começa junto com você!

terça-feira, 17 de março de 2015

Vou deitar e rolar

Um dia especial, como o de hoje, não poderia passar em branco. Especial pela comemoração do septuagésimo aniversário de nascimento da inigualável Elis Regina. Inigualável na voz, na interpretação, na musicalidade, no temperamento, no amor e na verdade. Assim era ela. 

A comemoração começou com a matéria do jornal. Depois a surpresa do site dela, que finalmente nasceu, e que trás também boas novas que virão, como o filme sobre ela que começa a ser gravado ainda este ano. E por fim, a noite de autógrafo com o lançamento do livro Elis Regina - Nada Será Como Antes, de Julio Maria. E é claro que eu não perderia esse momento por nada. Na fila do autógrafo encontrei outras surpresas: Um jovem que disse que a música que ele mais gostava dela é Se Eu Quiser Falar Com Deus do Gilberto Gil. Disse ainda, que ela era a única que se apropriava das canções que gravava, como se fossem suas. Outra surpresa foi ouvir um senhor, provavelmente da mesma idade que ela completaria hoje, dizendo emocionado que o momento da vida dela que mais mexeu com ele foi o show Falso Brilhante

Bonito ver e ouvir coisas boas sobre a Elis. Enquanto escrevo esse post, escuto o disco Em Pleno Verão, de 1970, ano em que nasci. Começou com a música Vou Deitar E Rolar (Quaquaraquaquá), passando pelas ótimas Bicho Do Mato, As Curvas Da Estrada De Santos, Fechado Pra Balanço, Não Tenha MedoThese Are The Songs e Comunicação. No site dela, www.elisregina.com.br, é possível encontrar e ouvir todos os seus discos. Que maravilha! João Marcello, parabéns pelo trabalho e pelo resultado! 

Não demorou muito para eu escolher uma foto dela, entre centenas, para publicar aqui. O sentimento é este, o de um forte abraço. Então, Elis Regina Carvalho Costa, onde quer que você esteja, receba um forte abraço e votos de plenitude e de imensa paz.

E para comemorar, segue o registro de duas canções gravadas em 1971 para a TV. E acho que tem tudo haver com o momento. Elis deitou e rolou, fez o que bem quis e ainda deixou um aviso: Quem sabe dele sou eu, vida quem dá é Deus. 

Vou Deitar E Rolar (Quaquaraquaquá)
e Aviso Aos Navegantes

quinta-feira, 5 de março de 2015

Fifty Shades of Grey

Ontem, finalmente, consegui assistir Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey, 2015), e me surpreendi com a leitura dramática que o filme propõe, e que vai muito além da superficial histeria feminina sobre o "dominador" Grey.

Baseada no primeiro livro da trilogia "Cinquenta Tons", a história narra o encontro da tímida estudante de literatura, Anastasia Steele, protagonizada pela brilhante atriz Dakota Jonhson, e pelo jovem magnata, Christian Grey, vivido pelo bonitão Jamie Dorman. Tudo começa quando Ana substitui a amiga e estudante de jornalismo, Kate (Eloise Mumford), e entrevista Christian para um trabalho de faculdade. Desde então, a forte química do casal mexe com o desejo e o sentimento de ambos. Principalmente após Ana fazer um pacto de silêncio com Grey e receber do empresário uma proposta, que mudará seus paradigmas sobre sexo e romance.

A trilha sonora do filme é bem bacana. Artistas consagrados como Frank Sinatra, The Rolling Stones, Annie Lennox, Beyoncé e Danny Elfman, e também novas surpresas, como o grupo ingles Vaults, o grupo norte americano Awolnation, com uma versão da música I'm On Fire de Bruce Springsteen, e a cantora australiana Sia. Mas não foi a "música tema", Crazy In Love da Beyoncé, que mais mexeu comigo. Achei arrebatadora a canção One Last Night, interpretada pela banda inglesa Vaults, e que você pode conferir abaixo.

One Last Night
Uma Última Noite

Faixas do álbum: Annie Lennox - I Put A Spell On You, Laura Welsh - Undiscovered, The Weeknd - Earned It, Jessie Ware - Meet Me In The Middle, Ellie Goulding - Love Me Like You Do, Beyoncé - Haunted, Sia - Salted Wound, The Rolling Stones - Beast Of Burden, Awolnation - I'm On Fire, Beyoncé - Crazy In Love, Frank Sinatra - Witchcraft, Vaults - One Last Night, Skylar Grey - I Know You, Danny Elfman - Anna And Christian e Did That Hurt?.

terça-feira, 3 de março de 2015

Dom de iludir

Música de Caetano Veloso, que, como sempre, ganha mais cor na voz de Gal Costa, Dom De Iludir tem letra direta e melodia gostosa. 

A música foi lançada por Gal no disco Minha Voz, de 1982. No ano seguinte, a canção emplacou com a trilha sonora da novela Louco Amor. Quatro anos depois, Caetano deu sua versão à música no disco ao vivo Totalmente Demais

Não me venha falar 
Na malícia de toda mulher
Cada um sabe a dor 
E a delícia de ser o que é

Não me olhe como se a polícia 

Andasse atrás de mim
Cale a boca 
E não cale na boca
Notícia ruim

Você sabe explicar

Você sabe entender 
Tudo bem
Você está, você é
Você faz, você quer, 
Você tem
Você diz a verdade
A verdade é o seu dom de iludir

Como pode querer que a mulher 

Vá viver sem mentir?

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

3 X 1 - Gipsy Kings

Como ficar parado ao som do grupo francês Gipsy Kings - isso mesmo, francês! Ouvi e dancei muito as canções dos irmãos Reyes e Baliardo, duas famílias de ciganos espanhóis que migraram para a França durante a Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939).


Com o incentivo do pai, nos anos 1970, os irmão Reyes formaram o grupo Los Reyes no estilo rumba flamenca, uma variante da música flamenca tradicional. No inicio dos anos 1980, descobriram o talento dos primos Baliardo em um Festival de Música e ao tocarem juntos em volta de uma fogueira, decidiram unir-se. Nascia então, em 1982, a banda Gipsy Kings. Sob o comando do vocalista Nicolas Reyes. A projeção mundial veio em 1988 com as canções Bamboleio, Bem, Bem Maria e Djobi, Djoba, todas do terceiro álbum da banda, Gipsy Kings, lançado em1987. Volare, Baila Me, Vamos A Bailar e Allegria, foram outros sucessos da banda.

Nesses mais de 30 anos de carreira, o grupo lançou 12 discos e mais de 150 músicas. Em abril deste ano vão estar em turnê pela Austrália e Nova Zelândia. 

Seguem três vídeos das músicas do grupo que gosto mais:

Bamboleio
Enrolado

Djobi, Djoba
Djobi, Djoba

Baila Me
Dance Comigo

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Encontro de Titãs - 13

O primeiro Encontro de Titãs de 2015 começa com uma parceria de dois ícones do rock britânico: Queen e David Bowie

O Queen havia convidado Bowie para participar de uma música, Cool Cat, que não teve o resultado satisfatório para o convidado. Em um outro encontro com a banda, David e Freddie escreveram Under Pressure e apesar dos desentendimento com os músicos na hora da sonorização, a canção foi lançada num single em 1981. Um ano depois, a música alcançou o topo das paradas londrinas e foi relançada no disco Hot Space, do Queen

Essa música é a segunda mais executada em todo mundo pela banda inglesa, perdendo apenas para Bohemian Rhapsody, álbum A Night At The Opera, de 1975. 

Não há um clipe oficial da música, mas encontrei uma mixagem de imagens do Freddie Mercury com o David Bowie, e o resultado é este:

Under Pressure
Sob Pressão

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Não vou ficar

Conheci essa música nos início dos anos 1990 com o Kid Abelha. Recentemente assisti o filme sobre a vida artística do Tim Maia e foi nele que eu descobri que a música era dele. Tentando uma colocação no mercado, Tim cedeu a canção pro, até então, amigo Roberto Carlos gravar. O Roberto o fez e a música foi um sucesso, mas ele não retribuiu o amigo Tim como ele esperava. Polemicas a parte, seguem as três versões:

Roberto Carlos gravou em 1969 e lançou no álbum com o seu nome.

Não Vou Ficar by Roberto Carlos on Grooveshark







Dois anos mais tarde, Tim Maia colocou a sua versão no disco também homônimo.

Não vou ficar by Tim Maia on Grooveshark







E em 1991 o Kid Abelha regravou e lançou no disco Tudo É Permitido.

Nao Vou Ficar by Kid Abelha on Grooveshark

domingo, 8 de fevereiro de 2015

5 anos de Music And Eu

Mais um ano se passou, e rápido, e a quantidade de posts publicados diminuíram bem se comparados ao ano anterior. E é o tempo, ou melhor, a falta dele, que continua sendo o grande vilão. Mas a vontade de novas publicações não diminuiu. Ainda há muito a dizer, ver e ouvir. A quantidade de músicas que me trazem boas recordações é extensa e a cada ano surgem novos artistas e muitos hits. 

Os recordistas de views continuam sendo os TOPs 10, 8 entre os 10 posts mais vistos, sobretudo a interprete baiana Maria Bethânea, seguida do goiano Léo Jaime e da paulistana Rita Lee. Muitas outras listagens estão sendo preparadas para engrossar a lista e em breve, estarão por aqui também, as deis mais dos artistas internacionais Bee Gees, Carpenters, Tina TurnerMichael Jackson, Madonna e outros.

E para comemorar o 5º ano do Music And Eu, segue o primeiro hit da cantora americana Whitney Houston. A música é de 1985 e está no seu álbum de estreia que traz o seu nome.

How Will I Know
Como Eu Saberei?

sábado, 7 de fevereiro de 2015

100 hits de 1985

A metade da década de 1980, no auge do som no estilo pop, foi bastante rica musicalmente no mundo todo, inclusive aqui. O Brasil inaugurava a "Cidade do Rock" em Jaguarepaguá, Rio de Janeiro, para o seu maior evento de todos os tempos, o Rock In Rio. Um evento que reuniu 14 artistas internacionais, 16 nacionais e movimentou quase 1,5 milhão de pessoas em 10 dias de apresentações. 

As músicas dos grupos britânicos Pet Shop Boys e Sade chegavam por aqui. A cantora norte americana Whitney Houston lança o seu primeiro álbum e conquista o país com 7 hits. A banda norueguesa A-ha explode nas paradas e conquista o mundo. Simply Red, Sting, Kiko Zambianchi, Ira!, Plebe Rude e o Legião Urbana lançam o seu primeiro álbum. Nos Estados Unidos, 45 artistas unem-se para gravar a canção We Are The World em prol da Africa. Aqui, 155 artistas brasileiros fizeram o mesmo para ajudar o Nordeste com a música Chega De Mágoa

A trilha sonora da novela Roque Santeiro faz tanto sucesso que é dividida em dois discos, só com músicas nacionais. Nascem Emicida e Bruno Mars. Faziam sucesso também as trilhas sonoras dos filmes - Um Tira da Pesada, Os Gooneis, De Volta Para o Futuro, A Hora do EspantoMad Max - Além da Cúpula do Trovão, Rock IV, 007 - Na Mira dos Assassinos e Rock Estrela.

A-ha - Take On Me 
Alphaville - Forever Young 
Ashford & Simpson - Solid 
Baby Consuelo - Sem Pecado E Sem Juízo 
Bruce Springsteen - Born In The USA 
Bryan Adams - Heaven  
Caetano Veloso - O Quereres 
Cazuza - Exagerado 
Chicago - You're The Inspiration 
Chico Buarque - Brejo Da Cruz 
Cliff Richard - She's So Beautiful 
Culture Club - Mistake No. 3 
Cyndi Lauper - The Goonies 'R' Good Enough
David Bowie & Tina Turner - Tonight 
David Lee Roth - California Girls 
DeBarge - Rhythm Of The Night 
Diana Ross - Missing You 
Dire Straits - Money For Nothing 
Dominó - Companheiro 
Duran Duran - A View To A Kill 
Elton John - Nikita 
Eurythmics - There Must Be An Angel (Playing With My Heart) 
Fábio Jr. - Quando Gira O Mundo 
Fafá de Belém - Coração Aprendiz 
Gal Costa - Nada Mais (Lately) 
Gilberto Gil - Pessoa Nefasta 
Go West - We Close Your Eyes 
Gonzaguinha - Mamão Com Mel 
Glenn Frey - The Heat Is On 
Grace Jones - Slive To The Rhythm 
Guilherme Arantes - Cheia De Charme 
Herva Doce - Amante Profissional 
Huey Lewis And The News - The Power Of Love 
Ivan Lins - Vitoriosa 
Jermaine Jackson - Do What You Do 
Jim Diamond - Remember I Love You 
João Bosco - Papel Marchê 
Julian Lennon - Too Late For Goodbyes 
Katrina And The Waves - Walking On Sunshine 
Kid Abelha - Garotos 
Kiko Zambianchi - Choque 
Kool And The Gang - Cherish 
Legião Urbana - Será 
Léo Jaime - Rock Estrela 
Level 42 - Something About You 
Lionel Richie - Penny Lover 
Lulu Santos - Sincero 
Cyndi Lauper - All Trought The Night 
Madonna - Crazy For You 
Marina Lima - Nada Por Mim 
Menudo - If You're Not Here 
Metrô - Johnny Love 
Mick Jagger - Just Another Night 
Mr. Mister - Broken Wins 
Murray Head - One Night In Bangkok 
New Edition - Mr. Telephone Man 
Nordeste Já - Chega De Mágoa 
Olívia Newton-John - Soul Kiss 
Os Paralamas Do Sucesso - Romance Ideal 
Paul Young - Everytime You Go Away 
Pepeu Gomes - Mil E Uma Noites E Amor 
Pet Shop Boys - West End Girls 
Phil Collins - Sussudio 
Philip Bailey & Phil Collins - Easy Lover 
Plebe Rude - Até Quando Esperar 
Prince - Raspberry Beret 
Rádio Taxi - Um Amor De Verão 
Rita Lee e Roberto de Carvalho - Vírus Do Amor 
Rod Stewart & Jeff Beck - People Get Ready 
Roupa Nova - Dona 
RPM - Olhar 43 
Sá e Guarabyra - Roque Santeiro 
Sade - Smooth Operator 
Sandra - (I'll Never Be) Maria Magdalena 
Scorpions - Still Loving You 
Simone - Você É Real 
Simple Minds - Alive And Kicking 
Simply Red - Holding Back The Years 
Starship - We Built This City 
Stevie Wonder - Part-Time Lover 
Sting - If You Love Somebory Set Them Free 
Survivor - Burning Heart 
Tears For Fears - Shout 
Tetê Spindola - Escrito Nas Estrelas 
The Commodores - Nightshif 
The Fevers - Troca Troca  
The Smiths - The Boy With The Thorn In His Side 
Tim Maia - Leva 
Tina Turner - Private Dance 
Tina Turner - We Don't Need Another Hero
Titãs - Televisão 
Trem Da Alegria e Fevers - Uni, Duni, Tê 
Ultrage a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia 
USA For Africa - We Are The World 
Vinicius Cantuária - Cheia De Amor 
Wando - Fogo E Paixão 
Wham! - Everything She Wants 
Witney Houston - Saving All My Love For You 
Zé Ramalho - Mistérios Da Meia Noite 
Zero - Formosa