Tratava-se do presente que a gravadora Philips dará a sua artista principal, Elis Regina, pelos seus 10 anos de contrato. Elis, que já gravará músicas de Jobim, queria um disco com as músicas e a participação do próprio autor. O disco conta com arranjos de César Camargo Mariano, pianista e então marido de Elis, que inovou utilizando instrumentos elétricos, com exceção da faixa Modinha, que teve os arranjos do próprio Jobim. As gravações foram realizadas nos estúdios da MGM, em Los Angeles, no período de 22 de fevereiro a 9 de março.
As músicas são de autoria de Tom Jobim em parceria com Chico Buarque, Aloísio de Oliveira e Vinicius de Moraes. Entre as faixas produzidas, minhas preferidas são: Só Tinha De Ser Com Você, Águas de Março, Chovendo Na Roseira, Triste e Brigas, Nunca Mais. As outras canções que constam no disco são: Pois É, Modinha, Corcovado, O Que Tinha De Ser, Retrato Em Branco E Preto, Por Toda A Minha Vida, Fotografia, Soneto De Separação e Inútil Paisagem.
Ficha técnica: Antonio Carlos Jobim (piano, vocal, violão e arranjo), Elis Regina (vocal), César Camargo Mariano (piano elétrico, piano e arranjos), Hélio Delmiro (guitarra elétrica e violão), Oscar Castro-Neves (violão), Luizão Maia (baixo), Paulo Braga (bateria), Chico Batera (percussão), Bill Hitchcock (regência), Hubert Laws e Jerome Richardson (flautas) e Aloísio de Oliveira (produção).
Segue o registro gravado para o Fantástico em 1974, com duas importantes canções.
Corcovado e Águas De Março
No aniversário de 30 anos, em 2004, o disco contou com um relançamento especial, produzido pela gravadora Trama em parceria com a Universal Music, reunindo numa mesma caixa as versões estéreo e surround 5.1, em CD e DVD Áudio. A coordenação do projeto ficou a cargo do primogênito de Elis, João Marcelo Bôscoli, com supervisão de César Camargo Mariano. Foram incluídas como bônus as faixas Fotografia (vs. alternativa) e Bonita. Em 2007, Elis & Tom foi escolhido por jornalistas e críticos musicais como o 11º melhor disco da música brasileira pela revista Rolling Stone.