Pesquisar este blog

domingo, 29 de junho de 2014

TOP 10 - Os Paralamas Do Sucesso

Sem dúvida, Os Paralamas Do Sucesso é uma das bandas mais importantes do Rock-Pop nacional. Criada no Rio de Janeiro no final dos anos 1970, o trio Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone se mantém na ativa. O baterista Barone estreou em 1982, no lugar de Vital. Minhas primeiras lembranças do grupo vem com os hits Vital E Sua Moto, Cinema Mudo e Óculos. Mas é da vertente romântica que gosto mais. Segue:

1 - Romance IdealSe eu queria enlouquecer essa é a minha chance...
2 - Me LigaEu sei/Jogos de amor são pra se jogar
3 - Quase Um SegundoÀs vezes te odeio por quase um segundo/Depois te amo mais
4 - Meu ErroVocê diz não saber, o que houve de errado/E o meu erro foi crer...
5 - Uns DiasEu chorava de amor/E não porque eu sofria
6 - CaleidoscópioQuem vai pagar as contas desse amor pagão
7 - A NovidadeO mundo tão desigual/Tudo é tão desigual
8 - O Amor Não Sabe EsperarEu ainda te espero chegar
9  - A Onde Quer Que Eu VáMeus sonhos vão te buscar/Volta pra mim
10 - Cuide Bem Do Seu Amor...de tudo que for verdadeiro, deixe tudo que não for...

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Careless Whisper

Há 30 anos, uma música tornou-se hit e consagrou a carreira solo de um dos mais importantes cantores Pop das últimas quatro décadas, George Michael. Em plena eferverscência musical da década de 1980, o inglês com apenas 21 anos de idade, conquistou o EUA e o resto do mundo com a canção romântica Careless Whisper. Segundo ele, a letra foi escrita dentro de um ônibus urbano, entre dois pontos. O single vendeu mais de 6 milhões de cópias. A música foi incluída no disco Make It Big, segundo e último álbum de estúdio da dupla Wham! que George dividia com o parceiro musical Andrew Ridgeley.

Hoje, George completa 51 anos de vida. Então, vamos comemorar o aniversário dele, o meu e três décadas do lançamento da canção com o vídeo dela.

Careless Whisper
Susurro Descuidado

domingo, 22 de junho de 2014

Vingança - O Musical

Ontem, após indicação da produtora e assessora de imprensa Célia Forte, tive o prazer de conhecer mais sobre a obra do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues (1914 - 1974) através de Vingança - O Musical

A obra é inspirada no cancioneiro do compositor e escrita pela também atriz Anna Toledo. Trata-se de três triângulos amorosos que tem como pano de fundo a vida boêmia de um cabaré nos anos 1950. O elenco afinado tem uma boa química e dão vida para personagens passionais. São eles: Amanda Acosta (Maria Rosa), Andrea Marquee (Linda), Anna Toledo (Luzita), Jonathas Joba (Liduíno), Leandro Luma (Alves), Sérgio Rufino (Orlando) e Guilherme Terra (Seu Maestro). 

No palco, duas penteadeiras, três mancebos e algumas cadeiras dividiam o cenário com os músicos Guilherme Terra - piano, Jeferson de Lima - violão e Ricardo Berti - percursão.

Já escutei várias músicas de Lupicínio Rodrigues sem ligar a autoria a ele, como por exemplo Felicidade (Felicidade foi se embora/E a saudade no meu peito ainda mora/E é por isso que eu gosto lá de fora/Porque sei que a falsidade não vigora...) e Nunca (Nunca/Nem que o mundo cai sobre mim/Nem se Deus mandar/Nem mesmo assim/As pazes contigo eu farei...). Pudera, sua época remonta à era dos gêneros samba-canção e dor de cotovelo, aliás, esse último teria sido inventado por ele. Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos. Famoso pela franqueza que expressava em suas canções, foi casado desde a juventude com a mesma mulher. E ainda assim, acreditava que um homem devia ter uma esposa dentro de casa e várias mulheres na boemia. Foi proprietário de vários bares, churrascarias e restaurantes com música, que seguidamente ia abrindo e fechando. Tudo apenas para ter, antes do lucro, um local para encontra os amigos. 

Suas obras foram interpretadas por medalhões do rádio, entre eles Francisco Alves, Ciro Monteiro e Linda BatistaOs cantores Francisco Egydio, Jamelão e Joanna já dedicaram um disco inteiro ao repertório de LupicínioOutros grandes artistas da música brasileira que gravaram suas canções: Caetano Veloso - FelicidadeElis Regina - Maria RosaElza Soares - Cadeira VaziaGal Costa - VoltaGilberto Gil - Esses MoçosGonzaguinha - Ela Disse-me AssimJoão Gilberto - Quem Há De DizerMaria Bethânia - VingançaPaulinho da Viola - Nervos De AçoSimone - Se Acaso Você ChegasseZizi Possi - Nunca. Deixou mais de cem músicas gravadas e acredita-se que outra quantidade igual tenha sido perdida.

E nada melhor que o autor dessa grande obra para ilustrar o post.

Vingança

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Me liga

Apesar de ter o Kid Abelha como grupo nacional favorito em meados dos anos 1980, gostava muito de ouvir Os Paralamas Do Sucesso. Mas com o passar do tempo, acabei me distanciando dos discos do grupo. Meu foco voltou-se então para o RPM e o Legião Urbana. Assisti dois shows dos Paralamas na extinta casa de espetáculos Olympia. Não me recordo ao certo o ano, mas deve ter sido entre 1987 e 1988. Nessa ocasião o grupo já era consagrado: tocaram no Rock in Rio em 1985 e no cultuado Festival de Montreux em 1987.

Gosto de várias músicas da banda, em breve postarei o Top 10 do grupo, entre elas, o destaque vai para Me Liga, álbum O Passo do Lui, de 1984. O disco,  que completa 30 anos de lançamento, é considerado um dos melhores do grupo. Confira a letra e o player da canção de autoria de Herbert Vianna em parceria de Bi Ribeiro e João Barone.

Eu sei
Jogos de amor são pra se jogar
Ah! Por favor não vem me explicar
O que eu já sei
E o que não sei
O nosso jogo não tem regras nem juíz
Você não sabe quantas planos eu já fiz
Tudo o que eu tinha pra perder eu já perdi
O seu exército invadindo o meu país
Se você lembrar
Se quiser jogar
Me liga, liga

Mas sei
Não se pode terminar assim
O jogo segue nunca chega ao fim
E recomeça a cada instante
A cada instante
Eu não te peço muita coisa só uma chance
Pus no meu quarto seu retrato na estante
Quem sabe um dia eu vou te ter ao meu alcance
Ah! Como ia ser bom se você deixasse
Se você lembrar
Se quiser jogar
Me liga, liga

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Roda VIVA

E o mestre Chico Buarque completa hoje sete décadas de vida. Que bom, penso eu. É triste pensar que um dia essa geração expressiva da música brasileira não estará mais entre nós. Sinto um certo conforto em saber que muitos continuam ainda por aqui. Cito: Rita Lee, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Edu Lobo, João Gilberto, Nana Caymmi e tantos outros. Mas não vou prolongar a retórica sentimentalista. Hoje é dia de festa!

E para comemorar, segue o vídeo com um dos primeiros sucesso do Seu Chico. O registro é do III Festival da Música Popular Brasileira que a TV Record produziu e transmitiu em 1967. A música é do Chico Buarque e a parceria sonora e instrumental no festival vem com o grupo MPB4. A canção ficou em terceiro lugar, atrás de: Domingo No Parque de Gilberto Gil, interpretado por ele e pelo grupo Os Mutantes e da vencedora Ponteio de Edu Lobo, interpretada por ele, Marília Medalha, Momentoquatro e Quarteto Novo. Decisão difícil tiveram os jurados, não? 

Gosto da letra, em especial o começo que diz: Tem dias que a geste se sente/Como quem partiu ou morreu/A gente estancou de repente/Ou foi o mundo então que cresceu/A gente quer ter voz ativa/No nosso destino mandar/Mas eis que chega roda-viva/E carrega o destino pra lá/Roda mundo, roda-gigante/Rodamoinho, roda pião/O tempo rodou num instante/Nas voltas do meu coração...

Roda Viva

Não me canso de ver e rever esses registros. A impressão que tenho é que naquela época a música era mais do que a combinação de uma letra elaborada e uma melodia meticulosa e deveras agradável. Não que não exista mais isso hoje, mas essa canção ai de cima, e tantas outras que compunham os festivais, eram a música popular da época.

Salve mestre Chico!!!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cheiro de amor

A iluminada Maria Bethânia Viana Teles Velloso, vulgo Maria Bethânia, chega aos 68 anos de vida muito bem. E por aqui ela faz o maior sucesso. O post com as suas 10 maiores canções, na minha opinião, é o mais acessado no Music And Eu. E para comemorar, segue o registro dela soltando a voz com a minha música preferida. O vídeo faz parte do programa Maria Bethânia Especial, gravado para a TV Record em 1982. A canção Cheiro De Amor foi lançada no álbum Mel, de 1979. A música é de Paulo Sérgio Valle, Jota Morais, Ribeiro e Duda Mendonça

Costumo editar os vídeos antes de postá-los aqui, mas achei bem bacana o breve discurso que Bethânia faz antes de cantar. Confira.

Cheiro De Amor

Salve Maria Bethânia!!