Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

TOP 10 - Rita Lee 2

Em comemoração aos 65 anos de vida da minha musa Rita Lee, aqui vai mais uma seleção. Trata-se de alguns de seus clássicos, pré parceria com Roberto de Carvalho e que constam nos álbuns: Fruto Proibido, de 1975, Entradas e Bandeiras, de 1976 e Babilônia, de 1978 (todos com a banda Tutti Frutti). São músicas gostosas de ouvir, com letras românticas e divertidas que já anunciavam a explosão da cantora no início dos anos 1980. Rita é a recordista feminina de venda de discos no Brasil, com a marca de 55 milhões de cópias. Está no 4º lugar no ranking, perdendo apenas para Tonico e Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves

Segue a lista em ordem cronológica:

1 - Dançar Pra Não Dançar - Sinta o corpo/Você está solto/E pronto pra vir
2 - Agora Só Falta Você - E em tudo que faço/Existe um porquê
3 - Esse Tal De Roque Enrow - Uma mosca/Um mistério/Uma moda que passou
4 - Luz Del Fuego - Eu hoje represento a loucura/Mais o que você quiser
5 - Ovelha Negra - Baby Baby/Não vale a pena esperar/Oh não!/Tire isso da cabeça
6 - Coisas Da Vida - Quando a lua apareceu/Ninguém sonhava mais do que eu
7 - Miss Brasil 2000 - Um beijo envenenado, onde já se viu?
8 - Agora É Moda - Dance, dance, dance, dance, dance, dance - Dancei!
9 - Jardins Da Babilônia - Minha saúde não é de ferro.../Mas meus nervos são de aço
10 - Eu E Meu Gato - Arriscando minha vida por um pouco de emoção

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal e E.T.

Há exatamente 30 anos, estreava na salas de cinema o tão divulgado e aguardado filme E.T. O Extraterrestre no dia de Natal. Lembro-me como se fosse hoje. Estava com meus pais e irmãos comemorando a data na casa dos meus tios Zé e Vilma. Era muito bom passar o Natal lá com a família toda reunida. Após o almoço, lotamos o Corcel bege do meu tio Faride e fomos para o cinema no extinto shopping Matarazzo, na rua Turiaçu. Fui com os primos Karin (dirigindo), Alexandre, Cristina e Myrian, e meus irmãos Dinho e Magaly. Não me recordo de fato se conseguimos ver o filme naquele dia, mas lembro que chorei a beça no fim, eu e a platéia toda. 

O filme foi uma febre na época. Era obrigatório assisti-lo. Tínhamos até álbum de figurinhas (completo!) e bonecos do E.T. que eram vendidos em todos os lugares. Não me interessei em ter a trilha sonora do filme. Composta por John Williams com 8 faixas instrumentais, faturou no ano seguinte o Oscar e o Globo de Ouro. Mas uma música que tocou muito nas rádios na época e que não fazia parte do LP era a Someone In The Dark, cantada brilhantemente pelo Rei do Pop Michael Jackson

Confira o vídeo-trailer do filme:

Someone In The Dark
Alguém Na Escuridão

Essa música faz parte de um disco áudio especial lançado em 1982, e narra a história do filme gravada pelo próprio Michael Jackson a convite do diretor Steven Spielberg. Esse disco não foi lançado no Brasil. 

sábado, 22 de dezembro de 2012

Duelo de Titãs - 1

Para inaugurar mais uma seção - Duelo de Titãs seguem os clipes de duas bandas de grandes sucessos nos anos 1980, A-ha e Tears For Fears. Os dois vídeos são semelhantes, tanto no ritmo da música quanto na direção do clipe, daí o duelo.

O primeiro clipe é do trio norueguês A-ha, foi produzido em 1988, álbum e música Stay On The Roads.

E o segundo é da dupla inglesa Tears For Fears e foi produzido em 1989, álbum The Seeds Of Love, faixa Woman In Chains.

E aí, quem vence o duelo?

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Segredinho

Há algum tempo, zapeando os canais da TV, cai no Multi Show, no programa Experimente, apresentado por Beto Lee - para quem não sabe, trata-se do músico, compositor, apresentador e primogênito da minha musa Rita Lee -, nele, tinha um grupo tocando um som bem bacana. Gostei tanto do que estava ouvindo que decidi deixar o controle remoto de lado para prestar mais atenção nas músicas daquela banda de jovens barbudos. Me lembrou um pouco o som do Caetano Veloso com um "Q" de Gilberto Gil. O tempo passou, e outro dia, cai no mesmo canal, no mesmo programa e com o mesmo quinteto. Revi tudo de novo e decidi pesquisar mais sobre aquela banda. 

Descobri que não era uma banda, era o jovem carioca Marcos Coutinho, batizado artisticamente como Qinho, que tocava com alguns músicos. O rapaz já tem tempo de estrada, começou em 2004 com o grupo Vulgo Qinho & Os Cara e em 2009, partiu para carreira solo e gravou o álbum Canduras. Agora, no início de 2012, lançou o seu segundo álbum, O Tempo Soa, com músicas gostosas de ouvir e participações especiais de grandes nomes da música brasileira: Mart'nália, Elba Ramalho e Amora Pêra. Qinho compôs quase todas as faixas do disco, que conta também com a música Morena de Gonzaguinha

Segue o registro da musica Segredinho, cantada no programa Experimente. No álbum, Qinho divide os vocais com a Mart'nália. Confira:

domingo, 16 de dezembro de 2012

TOP 10 - Nacional 3


Em ordem cronológica:

1º - Gonzaguinha - Espere Por Mim, Morena, 1976
Espere por mim, morena/Espere que eu chego já/O amor por você, morena...

2º - Rita Lee - Mania De Você, 1979
Meu bem você me da/Água na boca/Vestindo fantasias/Tirando a roupa...

3º - Maria Bethânia - Cheiro De Amor, 1979
De repente fico rindo a toa sem saber por que/E vem a vontade de sonhar...

4º - Marina Lima - Charme Do Mundo, 1981
Eu tenho febre/Eu Sei!/Fogo leve que eu peguei/Do mar, ou de amar, não sei... 

5º - Gal Costa - O Amor, 1981
Talvez/Quem sabe/Um dia/Por uma alameda/Do zoológico/Ela também chegará...

6º - Gilberto Gil - Deixar Você, 1982
Deixar você/Ir/Não vai ser bom/Não vai ser/Bom pra você/Nem melhor pra mim...

7º - Milton Nascimento - Certas Canções, 1982
Certas canções que ouço/Cabem tão dentro de mim/Que perguntar carece...

8º - Ivan Lins - Depois Dos Temporais, 1983
Sempre viveram no mesmo barco/Foram farinha do mesmo saco/Da mesma marinha...

9º - Zizi Possi - O Amor Vem Pra Cada Um, 1983
Seu coração tem algo que nunca muda/Mas que também não envelhece nunca...

10º - Os Paralamas Do Sucesso - Me Liga, 1984
Eu sei, jogos de amor são pra se jogar/A por favor não me venha explicar...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

One, two, three, MDNA

Não pude ver a turnê MDNA na semana passada quando a Rainha do Pop Madonna passou por aqui para duas apresentações no estádio do Morumbi, mas diante das criticas de quem foi e viu, o show deixou a desejar. Fui atrás de alguns vídeos no YouTube para conferir e encontrei três com o registro completo do show de Tel Aviv, Israel, e infelizmente concordei com o que li e ouvi. Pelo o que pude perceber, o ponto forte foi a abertura. - A produção sabe muito bem deixar o publico de boca aberta, e é referência: muitos estão lá para ver as novidades sonoras e visuais. - Os quatro telões de fundo do palco com seus mais de 1800 metros quadrados (cada), e painéis de led que brotavam do chão em plataformas deram um show à parte.

Os hits dos anos 1980/90 Papa Don´t Preach, Express Yourself, Open Your Heart, Justify My Love (vídeo), Vogue, Human Nature, Erotica e Like A Prayer, foram mutilados e a voz da Madonna sintetizada em alguns momentos não foi uma boa escolha da diva. Pena. 

O setlist, com quatro divisões, seguiu com Girl Gone Wild (abertura), Revolver, Gang Bang, Hung Up, I Don´t Give A, Best Friend (vídeo), Turn Up The Hits (vídeo), Turn Up The Radio, Give Me All Your Luvin, Masterpiece, Candy Shop, Nobody Knows Me (vídeo), I´m Addicted, I´m A Sinner e Celebration para finalizar. No primeiro dia de show em SP, Like A Virgem ficou de fora, já no segundo dia, foi incluída Holiday como um agrado da diva por três horas de atraso.

Assisti ao show da Madonna na turnê passada e chego a concluir que: o que de fato ela faz muito bem são suas músicas e seus clipes. 

Selecionei três clipes. Os dois primeiros, sem dúvida, serviram de referência para o terceiro. Confira: Erotica, álbum Erotica, 1992; Human Nature, álbum Bedtime Stories, 1994 e Girl Gone Wild, álbum MDNA, 2012.



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lá vem o Ruivão

Ex-integrante da banda Titãs, Nando Reis foi atrás da carreira solo em 2002. De lá pra cá, destacou-se entre os compositores da nova safra. Quem nunca ouviu a bela Diariamente na voz da sua ex-namorada Marisa Monte? E as ótimas All Star, O Segundo Sol e Relicário interpretadas brilhantemente pela Cássia Eller? Pois é, tantas outras foram escritas por ele e tornaram-se sucessos com as bandas Cidade Negra, Skank e Jota Quest

No último sábado, fui conferir de perto a turnê de lançamento do novo disco Sei, ao lado das minhas queridas amigas Nathalia e Verônica. Nando entrou no palco às 22h57 e abriu o show com a nova Pré Sal. No palco, a banda Os Infernais, duas vocalistas vestidas de dourado e cortinas vermelhas com três pássaros recortados e aplicados sobre elas. Nada de telão. Depois vieram Sou Dela, Back In Vânia, O Que Eu Só Vejo Em Você, As Coisas Tão Mais Lindas, Declaração De Amor, Eu E A Bispa, Igreja, Me Diga e Quem Vai Me Dizer Tchau (Pra Quem Não Vem). Entre as músicas, um tanto tímido e sem jeito, Nando fazia comentários e ficava justificando a falta de animação do publico com as novas canções. "Todo sucesso já foi música nova um dia". Convidou o filho Sebastião para tocar com ele a musica composta em sua homenagem O Mundo É Bão, Sebastião! 

Na sequência vieram Luz Dos Olhos, N, Sei, Espatódea, All Star, Luz Antiga, Pra Você Guardei O Amor, Ternura E Afeto, O Segundo Sol, Por Onde Andei e Do Seu Lado. As músicas gravadas pela Cássia Eller foram as mais bem recebidas. E finalmente o bis, com a escolha do público A Letra A, seguida pelas ótimas Relicário, Marvin e E.C.T..

Achei o show um tanto pesado. Muita guitarra e baixo pra quem saiu dos Titãs para ir atrás de músicas mais amenas. E com certeza não foi um sentimento só meu, muita gente foi embora antes do fim. O show acabou à 01h15.


Segue o clipe de um dos seus primeiros sucessos, álbum 12 de Janeiro, de 1995.

Me Diga

domingo, 2 de dezembro de 2012

Acelera aê, hoje é dia de Ivete!

Sempre gostei da personalidade de Ivete Sangalo e de algumas de suas músicas, mas nunca fiz planos para vê-la ao vivo. Minha sobrinha Márcia é fã dela e foi com ela que comecei a gostar mais das canções da Ivete. Vi no jornal que ela estaria em São Paulo, iniciando a turnê de apresentação do seu novo disco Real Fantasia. Consegui dois ingressos e levei a Márcia para ver de perto a sua "ídala".

Sexta-feira, 1º de dezembro, Via Funchal, às 23h30 as luzes se apagam. Euforia do público gritando varias vezes "P... que pariu, a Ivete é a melhor cantora do Brasil!". Os músicos entram no palco. Acordes são entoados em alguns instrumentos. Num telão vertical no meio do palco, são exibidas imagens cósmicas. Surge no palco a Rainha do Axé com um macacão branco forrado de brilho. À sua volta, quatro bailarinos. Ela abriu o show com No Brilho Desse Olhar, seguida pela nova Real Fantasia e Cadê Dália"Boa noite São Paulo!!" Saldou o publico a carismática e iluminada Ivete, e seguiu cantarolando "Êh, êh, êh, São Paulo/Êh São Paulo/São Paulo da garoa/São Paulo que terra boa." Depois, toda animada, virou-se pra a plateia com a pergunta: "Sabem pra quem é esse show? Vocês sabem pra que é esse show? É pra vocês, porra!"

Vieram, então, as agitadas Arerê, No Meio Do Povão, Balançando Diferente, Acelera Aê, Essa Distância, Sorte Grande e Não Quero Dinheiro. - Haja fôlego e disposição para acompanhar o ritmo! Não sei como ela aguenta. - Em seguida, as mais calmas, a linda Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim e mais Só Num Sonho, Quando A Chuva Passar e Isso Não Se Faz

Pausa para a troca de roupa e para nós recuperarmos a energia. E lá vem ela num vestido roxo e verde, cheio de brilho. "Vocês querem participar da gravação do clipe que vai passar no mundo todo?" perguntou Ivete. "Simmmmmmm!!" respondeu o publico eufórico num só coro (abaixo, vídeo registrado por mim).

E começou a gravação com coreografia ensinada pela Sangalo. Na sequência vieram os hits: Chorando Se Foi, Preta, Céu Da Boca, Delira Na Guajira, Flor Do Reggae, Onde Você Mora, Na Base Do Beijo, Desejo De Amor, Levada Louca e Empurra Empurra. Nessa última música, Ivete recolheu carinhosamente os presentes e distribuiu autógrafos em vários encartes do novo CD. 

E para finalizar, o bis teve Dançando, Eva, Alô Paixão e Beleza Rara. Os músicos e bailarinos estavam já saindo do palco, mas Ivete não queria continuar e começou a cantarolar: "Alguma coisa acontece no meu coração/Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João/É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi/Da dura poesia concreta de tuas esquinas/Da deselegância discreta de tuas meninas/Ainda não havia para mim Rita Lee/A tua mais completa tradução/Alguma coisa acontece no meu coração/Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João." Linda essa Ivete! E lá se foi ela, agradecendo ao publico paulistano.

Dançando (um trecho da gravação do clipe).

Foi um belíssimo show, embora algumas coreografias fossem um pouco cafonas - imagine a Ivete rebolando de costas com a mão apoiada num banquinho alto, desnecessário né? - muita energia, muita luz e todo mundo dançando, pulando, batendo palmas e cantando todas as músicas em quase duas horas de espetáculo.

Parabéns Ivete pelo lindo show. Obrigado Márcia pela sua energia e emoção contagiante. Obrigado Carol e Miguel pelos ingressos e carinho.