Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de novembro de 2012

TOP 10 - Milton Nascimento

Apresento mais uma seleção, agora com o mestre Bituca, o grande compositor da minha amada Elis Regina. Aliás, se fosse para destacar as músicas do Milton que a Elis gravou, já dariam as 10. Senhor de uma voz aveludada e compositor de mão cheia, o mestre Bituca já conquistou prêmios internacionais. São 50 anos de carreira e mais de 350 músicas e 35 discos. Seu álbum de estreia foi Travessia, de 1967.

Segue a lista:

1 - Certas Canções - Que ouço/Cabem tão dentro de mim
2 - Travessia - Já não sonho, hoje faço com o meu braço o meu viver
3 - Encontros E Despedidas - A hora do encontro/É também despedida
4 - Cais - Invento o amor e sei a dor de me lançar
5 - Nada Será Como Antes - Que notícias me dão de você
6 - Amor De Índio (Tudo Que Move) - Todo dia é de viver/Para ser o que for
7 - O Cio Da Terra - Forjar no trigo o milagre do pão
8 - Maria, Maria - É um dom, uma certa magia/Uma força que nos alerta
9 - Canção Da América - Amigo é coisa pra se guardar
10 - Caçador De Mim - Por tanto amor/Por tanta emoção/A vida me fez assim

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Private Dancer

Para comemorar os 73 anos da grande Diva do Rock internacional Tina Turner, segue o quinto álbum solo da cantora após a separação de Ike Turner (ex-marido/empresario). O maior sucesso na carreira de Tina

Private Dancer é considerado um marco na carreira da Diva e um dos 50 discos mais vendidos na história fonográfica americana. Foram mais de 5 milhões de cópias só nos EUA. 250 mil por semana após o lançamento!

Este álbum foi um dos meus primeiros LPs, e se não me falha a memória, o primeiro estrangeiro. Ouvia muito as faixas Let´s Stay Toghether e What´s Love Got To Do With It. Destaque para I Can´t Stand The Rain, Better Be Good To Me, Help! de Lennon e McCartney e 1984 de David Bowie. 

Ele foi também uma poderosa arma minha contra os discos do Kiss e Iron Maiden que meu irmão escutava na época. Bons tempos de rivalidade e disputa pela vitrola.

Private Dancer
Dança Particular

Curiosidades: Private Dancer faturou 4 Grammys Awards das 6 categorias que concorreu em 1985: Melhor Performance Feminina em Rock, Melhor Performance Feminina em Pop, Disco do Ano e Música do Ano.

domingo, 25 de novembro de 2012

Nem um dia

A música Nem Um Dia, lançada no álbum Malásia, de 1996, é mais uma belíssima obra do poeta Djavan

Ouvindo a música, dá até para imaginar o cenário de onde ele escreveu a letra, não? Ao menos para mim caberia a imagem da foto ao lado. Um quarto quente e aconchegante numa casa cuidadosamente plantada numa montanha, num dia frio de inverno.

Segue a letra e o player:

Um dia frio
Um bom lugar pra ler um livro
E o pensamento lá em você,
Eu sem você não vivo
Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em você,
E tudo me divide

Longe da felicidade
E todas as suas luzes
Te desejo como ao ar
Mais que tudo,
És manhã na natureza das flores

Mesmo por toda riqueza
Dos sheiks árabes
Não te esquecerei um dia,
Nem um dia
Espero com a força do pensamento
Recriar a luz que me trará você

E tudo nascerá mais belo,
O verde faz do azul com o amarelo
O elo com todas as cores
Pra enfeitar amores gris

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tears For Fears ao vivo

Já estava quase desistindo de ver o show da dupla inglesa Tears For Fears. Tentei três frentes de contatos diferentes, inclusive a promoção da rádio que fazia a divulgação. Nada. Lembrei-me de mais uma alternativa. Bingo! Deu certo. Abri meu e-mail e tive a confirmação duas horas antes do show. Larguei tudo o que estava fazendo e fui conferir de perto uma das bandas ícone dos anos 1980. Cheguei lá em meia hora. Peguei a pulseira de acesso e fui procurar um lugar no meio da multidão que ia lotando aos poucos a casa de eventos. Ufa!

O show começou às 22h30. No palco telões de led sem muitos efeitos e algumas luzes fortes de deixar qualquer um sem foco. Primeiro entrou a banda, depois Ronald Orzabal, Curt Smith e a primeira música Everybody Wants To Rule The World

Na seqüência vieram Secret World e a empolgante Sowing The Seeds Of Love. "Obrigado (3x)" disse finalmente o simpático Roland. "Obrigado San Paulo. Essa é uma noite mágica" completou o vocalista com o sotaque britânico. Ele lembrou o nome da casa de show em que se apresentaram em outubro de ano passado e finalizou com a palavra "amazing". 

Curt preferiu não arriscar-se no português e agradeceu em inglês mesmo. Vestia uma camiseta branca com os dizeres EAST MEETS WEST. Fiquei impressionado com o envelhecimento dos dois. Me dei conta que o tempo não perdoa nem nossos ídolos. 

Roland Orzabal e Curt Smith.
O show seguiu com: Change, Call Me Mellow, Everybody Loves A Happy Ending, Mad World, Memories Fade e Closest Thing To Heaven

Pausa para apresentar os músicos e a nova vocalista Carina Round - Excepcional! -. Ela abriu o show com algumas músicas que lembram um pouco o repertório e a própria Mallu Magalhães

Na volta foi a vez da surpresa da noite: Billie Jean do Michael Jackson numa versão bem diferente e bem legal, depois vieram as ótimas Falling Down, Floating Down The River, Advice For Young At Heart, Badman's Song, Pale Shelter, Break It Down Again e Head Over Heels. Para o bis ficaram os hits Woman In Chains e a esperada Shout. Foi uma hora e quarenta minutos de show, poderia ter sido mais. Senti falta da Laid So Low (Tears Roll Down) no repertório. 

A sensação foi de show contratual, com hora para começar e para acabar. Foi assim também no show do Pet Shop Boys e da Amy Whinehouse. Coisa de ingleses. Mas foi muito bom ver de perto os mentores de ótimas músicas e que me acompanham até hoje. Roland continua com a mesma voz forte e afinadíssima.   

Valeu Tears For Fears! Valeu Carol Pascoal!!!

Segue o clipe de uma das músicas mais bacanas tocada no show:

Closest Thing To Heaven 
Coisa Mais Próxima Do Céu 

Texto editado em 25/03/13.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Garotas temperadas

Mel C, Geri, Emma, Mel B e Victoria.
Mais um fenômeno vindo do berço da música Pop, as Spice Girls deram sabor as rádios do mundo todo rapidamente. Formada pelas cinco lindas garotas Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham, o quinteto britânico estourou em 1996 com o hit Wannabe, álbum Spice. A música fez um sucesso estrondoso e garantiu o primeiro lugar nas paradas de mais de 30 países. Desde então, as garotas que formaram o grupo em 1993 com o nome Touch, passaram a faturar 75 milhões por ano entre 1996 e 1998. 

O grupo se desfez em 2001, voltou em 2007 com o álbum Greatest Hits contendo os principais sucessos e algumas inéditas e dissolveram-se novamente em 2008. Voltaram a unir-se em 2012 no encerramento dos Jogos Olímpicos sediados em Londres (foto). As cinco seguiram carreira solo, mas quem se deu melhor na música foi a Melanie C, gravou seis discos, a média das demais não passam de três. Em contra partida, quem seu deu melhor na vida pessoal foi a Victoria que conheceu o fã e jogador de futebol David Backham. Um ano depois estavam grávidos e em 1999 casaram num castelo.

Os maiores hits do quinteto são: Wannabe, 2 Become 1, Do You Think You Are, Too Much, Spice Up Your Life, Stop, Move Over, Goodbye, Viva Forever e a do clipe em destaque. Confira:

Say You'll Be There
Diga Que Você Estará Lá

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Deus nos proteja

Rezar faz bem para a alma e protege o corpo. Rita Lee sabe do que fala:

DEUS ME PROTEJA DA SUA INVEJA
DEUS ME DEFENDA DA SUA MACUMBA
DEUS ME SALVE DA SUA PRAGA
DEUS ME AJUDE DA SUA RAIVA
DEUS ME IMUNIZE DO SEU VENENO
DEUS ME POLPE DO SEU FIM

DEUS ME ACOMPANHE
DEUS ME AMPARE
DEUS ME LEVANTE
DEUS ME DE FORÇA

DEUS ME PERDOE POR QUERER
DEUS ME LIVRE E GUARDE DE VOCÊ

A letra ta em caixa alta para lembrar você que é para ler em voz alta. Assim, DEUS te ouve!

Reza

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rise

Tem ideia do que é ficar atormentado com uma música que você adora e não consegue nenhuma pista sobre ela? Pois é, esse post é sobre isso. Já ouviu falar de Herb Alpert? E de uma música instrumental chamada Rise? Difícil né? A última vez que ouvi a música estava almoçando no restaurante Bahia Madero, em Porto Madero, Buenos Aires, na véspera do meu aniversário, ai a bendita começa a sair pelas caixas acústicas instaladas no teto do restaurante. Parecia até um presente argentino. Por sorte, eu estava com o meu celular e com o aplicativo que reconhece músicas. Acionei o aplicativo Shazan e tentei aproximar o máximo possível da caixa de som. Nada. Nem um sinal de reconhecimento. Tentei algumas vezes, tava quase subindo na mesa, nada. Mais uma vez fiquei frustado por não descobrir que música era aquela e muito menos quem a tocava. Quando voltei pra casa, comecei a pesquisar no Google, no YouTube e nada. Lembrava-me apenas da capa do disco que tem a música e de uns trechos do clipe que passava na época. Ontem, por acaso, acabei descobrindo o vídeo vendo outros no YouTube. Um vídeo puxava outro, outro e outro até que cheguei nele. Fui pesquisar mais sobre o músico e descobri que já tinha escutado muitas músicas dele: Whipped Cream, Spanich Flea, Tijuana Taxi, Route 101 e talvez, a mais conhecida, This Guys In Love With You cantada em parceria com a orquestra de Burt Bacharach. Foi tão bom descobrir a música. Deu uma sensação de dever cumprido. Foi assim também com a música One Day In Your Life do Michael Jackson

Segue o vídeo da bendita música que esta no álbum homônimo, de 1979:

Rise
Ascensão