Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Viva Paula!

Hoje, a musa do Pop Rock nacional, Paula Toller, completa 50 anos de idade. E para comemorar, segue o registro do show Nosso que a loirona fez em 2008. O vídeo mostra a simpática e talentosa Paula fazendo uma roda de amigos, com os músicos e o público, para cantar um mix de duas músicas que tem tudo a ver com os meus votos de felicidades e sucesso para ela: Saúde da Rita Lee e Roberto de Carvalho e Só Love do Claudinho e Buchecha

Segue:

Saúde / Só Love

Fui ao show de lançamento do álbum SóNós, 2007, no extinto Citibank Hall, a Paula entrou com suas belas pernas expostas e descalça no palco, sentou num pufe e vestiu os sapatos de forma elegante e sensual. Foi um show bonito e doce como ela. Os anos não passaram para essa beldade! Parabéns loirão!!

10.000!

Dez mil views em dois anos e meio do Music And Eu. É pouco se comparado às redes sociais, mas para um blog que foi criado para contar as minhas vivências com a música sem qualquer expectativa ou pretensão, é motivo de comemoração. E para celebrar, segue o vídeo do poeta Raul Seixas, que nessa semana completou 23 anos de partida para a eternidade.


Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás*

Obrigado à todos os visitantes que prestigiaram o blog Music And Eu. Vocês são sempre bem vindos!

(*) Álbum Há 10 Mil Anos Atrás, de 1976.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Para sempre

O logo da dupla Carpenters é um dos mais bonitos que conheço. Desenhado há mais de 40 anos no estilo art nouveau, ele mantém até hoje o charme e o romantismo dos irmãos Karen e Richard Carpenter

Outro dia ouvi na rádio Alpha FM uma das músicas da dupla que me fez voltar para a década de 1970, Solitaire, álbum Horizon, 1975. A letra é triste, fala sobre a solidão de um homem que perdeu o amor, mas a melodia é gostosa de ouvir. Não sei ao certo qual foi a primeira vez que ouvi essa música, mas vem na minha lembrança a figura da minha prima Eliane e da minha irmã Rosely. Devo ter ouvido essa música no LP de alguma delas.

Tenho a certeza que o logo dos Carpenters é como a música deles, é para sempre. 

Segue uma montagem com imagens de flores e a letra da música, - foi o melhor que encontrei - infelizmente os irmãos Carpenters não produziram um vídeo pra ela.

Solitaire
Solitário

terça-feira, 21 de agosto de 2012

3 X 30

Voltei no tempo no último sábado. Tive o prazer de ver bem de perto um dos meus grupos favoritos, o Kid Abelha. Com Bruno Fortunato na guitarra, George Israel no sax e a bela e simpática Paula Toller, a apresentação foi show. Nem parece que o grupo esta na pista há pouco mais de 30 anos, já que o trio segurou e animou o povo em quase duas horas de show sem deixar a peteca cair.

Bruno, Paula e George.
O show começou com um belo texto sobre a trajetória da banda narrado pela jornalista Mônica Waldvogel. No palco, um telão dividido em três camadas com projeção high tech e a banda: George Fonseca (teclado e vocais), Marcelo Granja (baixo), Adal Fonseca (bateria) e Fernando Aranha (violão, guitarra e vocais). A turnê em comemoração aos 30 anos da banda, iniciou no ano passado em Curitiba e passou por aqui em maio. A apresentação no Rio, registrada em DVD, deve sair neste ano.

Telão e projeção no formato de colmeia.
No repertório alguns dos hits de 30 anos de carreira: Nada Sei (Apneia), Nada Tanto Assim, Eu Tive Um Sonho, Amanhã É 23, Seu Espião, Todo O Meu Ouro, Garotos - com participação especial de Loiras Geladas do RPM - , Fixação, Alice, Educação Sentimental II, Lágrimas E Chuva, Em Noventa E Dois, Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda, Pintura Íntima, Como Eu Quero, Eu Só Penso Em Você, Grand' Hotel, Dizer Não É Dizer Sim, Eu Tive Um Sonho, No Seu Lugar, Te Amo Pra Sempre, Por Que Eu Não Desisto De Você, as inéditas Caso De Verão (O Amorzinho) e Veio Do Tempo, além de trechos de Tudo De Nós e Glitter De PrincipianteNo bis, Paula animou a plateia com os hits Como Eu Quero e Pintura Íntimadespediu-se com o refrão da música Os Outros

Foi um belo show que sacudiu a galera e fez todo mundo cantar junto. Parabéns Kid Abelha. Mas 30 anos de sucessos pro trio!

Segue um dos raros vídeos do trio: 
Lágrimas E Chuva, álbum Educação Sentimental de 1985.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Garota má

Para comemorar os 54 anos da maior Diva da Pop Music Madonna, posto um dos clipes dela que mais gosto: Bad Girl. A música está no álbum Erotica, 1992, quinto disco da cantora que vendeu 6 milhões de cópias. O álbum foi lançado em conjunto com o polemico livro SEX, que trazia 128 páginas de textos provocativos e fotos ousadas dela com seus personagens. O vídeo tem uma bela direção e edição. A luz dramática e o clima envolvente fazem você torcer pela felicidade da bem sucedida, fria e solitária bad girl

Bad Girl
Garota Má

Madonna é a única cantora a manter-se na ativa, ano após ano, sem deixar a peteca cair. Sempre inovando e se reinventando, ela é uma artista de vanguarda: criativa, polemica, exigente e vaidosa. Uma autentica leonina! Parabéns Madonna. Vida longa pra você!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Trio gostoso de ver e ouvir

São tantas coisas pra dizer sobre as lembranças de duas décadas passadas, que acabo não prestando atenção no presente. Olhando o blog da jornalista Carol Pascoal - Passagem de som, vi três vídeos novos de três grandes expoentes da música brasileira: Marcelo Jeneci, Pitty e Tulipa Ruiz. Gostei tanto dos vídeos e das músicas, que resolvi publicar aqui. Confira:

Marcelo Jeneci - Pra Sonhar
Mais uma agradável música desse doce compositor que faz a gente reviver a época dos cantos de roda. A música está no álbum Feito Pra Acabar, 2010 e é cantada em parceria com Laura Lavieri. O clipe tem uma edição impecável, é lindo e emocionante. Dá até vontade de celebrar o casamento com tudo que se tem de direito.

Agridoce - 130 Anos
Já tinha visto há um tempo a entrevista que a Pitty concedeu à Marília Gabriela na TV, onde ela falava do mais recente trabalho em parceria com Martin: Agridoce, 2011. Passei a respeitar mais o trabalho dessa artista que se desprendeu de suas raízes roqueiras para compor um novo trabalho. É uma união feliz e contagiante. O vídeo tem uma composição de imagem congelada com algum detalhe em movimento que faz toda a diferença.

Tulipa Ruiz - É
Que gostoso ouvir as músicas da Tulipa Ruiz. A moça tem identidade musical e talento de sobra. Confesso ter descoberto, ou melhor, prestado mais atenção na moça agora. O clipe foi gravado em Londres e tem uma sequência de enquadramentos bem bacana.

What´s love got to do with it

É a segunda música do álbum Private Dancer, 1984, que me levou a gostar ainda mais da Tina Turner. Gosto do ritmo, da melodia, da letra e da produção do clipe. Uma coisa que me chamava à atenção no vídeo era o cabelo da Tina. Nunca soube ao certo se a "juba" dela era de verdade ou se era peruca. Essa música rendeu à Tina 2 Grammys: Melhor Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Feminina. 

Confira:

What´s Love Got To Do With It
O Que O Amor Tem A Ver Com Isso

terça-feira, 7 de agosto de 2012

TOP 10 - Caetano Veloso

Hoje, essa outra fera da MPB completa 70 anos de vida. É uma trajetória e tanto. Artisticamente são 47 anos de música, 47 álbuns e quase 500 músicas. Difícil é selecionar 10. Caetano Veloso já fazia sucesso antes de eu nascer, mas a primeira música que me fez prestar a atenção nele foi Você É Linda, álbum Uns, de 1983. Quando descobri a Elis Regina e vi que a mesma já tinha gravado músicas do Caetano, fui vasculhar a discografia de Velô e recordei de algumas músicas que deviam estar registradas no subconsciente. 

Segue a seleção:


1 - Você É Linda - Você me deixa a rua deserta/Quando atravessa
2 - Alegria, Alegria - O peito cheio de amores vãos/Eu vou/Por que não
3 - Soy Louco Por Ti América - Sorriso de quase nuvem/Os rios, canções, o medo
4 - Queixa - Você pensa que tenho tudo/E vazio me deixa
5 - Luz Do Sol - Que a folha traga e traduz/Em ver de novo/Em folha, em graça
6 - Lua De São Jorge - Oh minha bandeira/Solta na amplidão
7 - Odara - Deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara
8 - Outras Palavras - Tudo meu amor, todo mel, tudo amor e ouro e sol
9 - Qualquer Coisa - Esse papo meu tá qualquer coisa
10 - O Quereres - Onde queres ternura, eu sou tesão

Diva de ébano

Nem me lembro ao certo qual foi a primeira vez que vi ou que ouvi Grace Jones, outra grande Diva da Disco e da musica Pop. Quem acha que a cantora americana Lady Gaga é a precursora do estilo fancy dress, é por que não conhece a jamaicana-americana Grace Jones, que já na década de 1970, aprontava as suas no meio artístico com o seu estilo andrógino, agressivo e hipnotizante.

Antes de ser cantora, Jones foi modelo e era a preferida do fotógrafo e artista plástico Andy Warhol. Como atriz, recordo-me de vê-la no filme Conan, o Destruidor, de 1984 e no 007: A View To A Kill, de 1985. Ela atua muito bem, é expressiva e tem carisma. 

Em sua última aparição ao vivo, ela cantou Slive To The Rhythm e dançou dentro de um bambolê durante a música toda, sem perder o rebolado, sem desafinar e sem deixar o adereço cair no chão. A apresentação foi na festa de comemoração do Jubileu da rainha inglesa Elisabeth II. Seus dons vocais já eram conhecidos por aqui desde dos anos 1970. Algumas de suas músicas fizeram parte das trilhas de novelas. Minhas preferidas são: La Vie En Rose e Slive To The Rhythm. A primeira Jones canta brilhantemente em francês e não fica nada a dever a autora Édith Piaf, a segunda é a faixa título do álbum homônimo de 1985, e que tocou muito nas boates na época em que frequentei. Outros hits passaram por aqui também: I Need A Man e  I'm Not Perfect (But I´m Perfect For You).

Para conferir o talento da Diva, segue um clipe inusitado e criativo:

Slive To The Rhythm
Escravo Do Ritmo

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Meu bem querer

É segredo, é sagrado. Está sacramentado em meu coração. Quem conhece sabe! Já dizia a minha amada amiga Carminha. Eita música bonita. Escrita pelo romântico Djavan, Meu Bem Querer está no álbum Alumbramento, de 1980. Uma das músicas do Djavan mais executadas, ela integrou a trilha sonora da novela Coração Alado e foi tema de Vivian, personagem interpretada pela atriz Vera Fischer. Encontrei o vídeo e resolvi postar aqui para deixar registrado e ser visto. Como já disse em outros posts, a produção dos vídeos da época era bem simples, mas antes assim do que não ter nada.  

Confira:


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vivendo um conto de aventura de garoto

Lanço mais uma categoria de posts: Lado B. Trata-se daquela música que ninguém sabe que existe. Não foi divulgada nas rádios, nas TVs, nas casas noturnas e nem na internet. Só quem tem o álbum sabe que ela existe. E para inaugurar a categoria, vai uma das músicas mais bonitas do A-ha: Living A Boy's Adventure Tale, presente no álbum Hunting High And Low, de 1985, o primeiro do trio. Gosto da melodia suave, da letra romântica e da mensagem sincera.

Segue a letra, a tradução e o player para escutar.

I've fixed my dwelling for the night
Consertei minha residência durante a noite
Lights in pairs come passing by where I hide
Luzes em pares passam por onde me escondo
I need some time now on my own
Eu preciso de algum tempo sozinho
Leave my loneliness alone
Deixo minha solidão sozinha
To lick my wounds
Para lamber minhas feridas
Night has found me just in time
A noite me encontrou a tempo
To help me close my eyes
Para me ajudar a fechar os olhos
One more time
Mais uma vez

Living a boy's adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
In so many ways
Em muitas maneiras
Living a boy's adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
For so many days
Por muitos dias
I'm living a boy's adventure tale
Estou vivendo um conto de aventura de garoto
Can't scape, if I wanted to
Não posso escapar, se eu quisesse
Living a boy's adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
I may be dreaming but i feel awake
Posso estar sonhando, mas estou acordado

I've been lost in so many places
Eu tenho me perdido em alguns lugares
Seeked love in so many faces
Procurei o amor em alguns rostos
A change of weather
Uma mudança de clima
The rain pours down
A chuva cai
My head in hands
Meu rosto nas mãos
Pressed to the ground
Pressionado ao chão
And where am I supposed to go now
E onde eu suponho ir agora

Living a boy´s adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
In so many ways
De várias maneiras
Living a boy´s adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
Living a boy´s adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
A voice I hear
Uma voz, eu aqui
Living a boy´s adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
Singing a lullaby for me
Cantando uma canção de ninar pra mim
Living a boy´s adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
Because of you
Por causa de você

Living a boy´s adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
Oh you know it´s true
Oh, você sabe que é verdade
living a boy´s adventure tale
Vivendo um conto de aventura de garoto
In so many ways
Em muitas maneiras
For so many ways
Para muitas maneiras
I love you, I love you
Eu amo você, eu amo você
So many ways
De várias maneiras