Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

TOP 10 - Rita Lee 2

Em comemoração aos 65 anos de vida da minha musa Rita Lee, aqui vai mais uma seleção. Trata-se de alguns de seus clássicos, pré parceria com Roberto de Carvalho e que constam nos álbuns: Fruto Proibido, de 1975, Entradas e Bandeiras, de 1976 e Babilônia, de 1978 (todos com a banda Tutti Frutti). São músicas gostosas de ouvir, com letras românticas e divertidas que já anunciavam a explosão da cantora no início dos anos 1980. Rita é a recordista feminina de venda de discos no Brasil, com a marca de 55 milhões de cópias. Está no 4º lugar no ranking, perdendo apenas para Tonico e Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves

Segue a lista em ordem cronológica:

1 - Dançar Pra Não Dançar - Sinta o corpo/Você está solto/E pronto pra vir
2 - Agora Só Falta Você - E em tudo que faço/Existe um porquê
3 - Esse Tal De Roque Enrow - Uma mosca/Um mistério/Uma moda que passou
4 - Luz Del Fuego - Eu hoje represento a loucura/Mais o que você quiser
5 - Ovelha Negra - Baby Baby/Não vale a pena esperar/Oh não!/Tire isso da cabeça
6 - Coisas Da Vida - Quando a lua apareceu/Ninguém sonhava mais do que eu
7 - Miss Brasil 2000 - Um beijo envenenado, onde já se viu?
8 - Agora É Moda - Dance, dance, dance, dance, dance, dance - Dancei!
9 - Jardins Da Babilônia - Minha saúde não é de ferro.../Mas meus nervos são de aço
10 - Eu E Meu Gato - Arriscando minha vida por um pouco de emoção

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal e E.T.

Há exatamente 30 anos, estreava na salas de cinema o tão divulgado e aguardado filme E.T. O Extraterrestre no dia de Natal. Lembro-me como se fosse hoje. Estava com meus pais e irmãos comemorando a data na casa dos meus tios Zé e Vilma. Era muito bom passar o Natal lá com a família toda reunida. Após o almoço, lotamos o Corcel bege do meu tio Faride e fomos para o cinema no extinto shopping Matarazzo, na rua Turiaçu. Fui com os primos Karin (dirigindo), Alexandre, Cristina e Myrian, e meus irmãos Dinho e Magaly. Não me recordo de fato se conseguimos ver o filme naquele dia, mas lembro que chorei a beça no fim, eu e a platéia toda. 

O filme foi uma febre na época. Era obrigatório assisti-lo. Tínhamos até álbum de figurinhas (completo!) e bonecos do E.T. que eram vendidos em todos os lugares. Não me interessei em ter a trilha sonora do filme. Composta por John Williams com 8 faixas instrumentais, faturou no ano seguinte o Oscar e o Globo de Ouro. Mas uma música que tocou muito nas rádios na época e que não fazia parte do LP era a Someone In The Dark, cantada brilhantemente pelo Rei do Pop Michael Jackson

Confira o vídeo-trailer do filme:

Someone In The Dark
Alguém Na Escuridão

Essa música faz parte de um disco áudio especial lançado em 1982, e narra a história do filme gravada pelo próprio Michael Jackson a convite do diretor Steven Spielberg. Esse disco não foi lançado no Brasil. 

sábado, 22 de dezembro de 2012

Duelo de Titãs - 1

Para inaugurar mais uma seção - Duelo de Titãs seguem os clipes de duas bandas de grandes sucessos nos anos 1980, A-ha e Tears For Fears. Os dois vídeos são semelhantes, tanto no ritmo da música quanto na direção do clipe, daí o duelo.

O primeiro clipe é do trio norueguês A-ha, foi produzido em 1988, álbum e música Stay On The Roads.

E o segundo é da dupla inglesa Tears For Fears e foi produzido em 1989, álbum The Seeds Of Love, faixa Woman In Chains.

E aí, quem vence o duelo?

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Segredinho

Há algum tempo, zapeando os canais da TV, cai no Multi Show, no programa Experimente, apresentado por Beto Lee - para quem não sabe, trata-se do músico, compositor, apresentador e primogênito da minha musa Rita Lee -, nele, tinha um grupo tocando um som bem bacana. Gostei tanto do que estava ouvindo que decidi deixar o controle remoto de lado para prestar mais atenção nas músicas daquela banda de jovens barbudos. Me lembrou um pouco o som do Caetano Veloso com um "Q" de Gilberto Gil. O tempo passou, e outro dia, cai no mesmo canal, no mesmo programa e com o mesmo quinteto. Revi tudo de novo e decidi pesquisar mais sobre aquela banda. 

Descobri que não era uma banda, era o jovem carioca Marcos Coutinho, batizado artisticamente como Qinho, que tocava com alguns músicos. O rapaz já tem tempo de estrada, começou em 2004 com o grupo Vulgo Qinho & Os Cara e em 2009, partiu para carreira solo e gravou o álbum Canduras. Agora, no início de 2012, lançou o seu segundo álbum, O Tempo Soa, com músicas gostosas de ouvir e participações especiais de grandes nomes da música brasileira: Mart'nália, Elba Ramalho e Amora Pêra. Qinho compôs quase todas as faixas do disco, que conta também com a música Morena de Gonzaguinha

Segue o registro da musica Segredinho, cantada no programa Experimente. No álbum, Qinho divide os vocais com a Mart'nália. Confira:

domingo, 16 de dezembro de 2012

TOP 10 - Nacional 3


Em ordem cronológica:

1º - Gonzaguinha - Espere Por Mim, Morena, 1976
Espere por mim, morena/Espere que eu chego já/O amor por você, morena...

2º - Rita Lee - Mania De Você, 1979
Meu bem você me da/Água na boca/Vestindo fantasias/Tirando a roupa...

3º - Maria Bethânia - Cheiro De Amor, 1979
De repente fico rindo a toa sem saber por que/E vem a vontade de sonhar...

4º - Marina Lima - Charme Do Mundo, 1981
Eu tenho febre/Eu Sei!/Fogo leve que eu peguei/Do mar, ou de amar, não sei... 

5º - Gal Costa - O Amor, 1981
Talvez/Quem sabe/Um dia/Por uma alameda/Do zoológico/Ela também chegará...

6º - Gilberto Gil - Deixar Você, 1982
Deixar você/Ir/Não vai ser bom/Não vai ser/Bom pra você/Nem melhor pra mim...

7º - Milton Nascimento - Certas Canções, 1982
Certas canções que ouço/Cabem tão dentro de mim/Que perguntar carece...

8º - Ivan Lins - Depois Dos Temporais, 1983
Sempre viveram no mesmo barco/Foram farinha do mesmo saco/Da mesma marinha...

9º - Zizi Possi - O Amor Vem Pra Cada Um, 1983
Seu coração tem algo que nunca muda/Mas que também não envelhece nunca...

10º - Os Paralamas Do Sucesso - Me Liga, 1984
Eu sei, jogos de amor são pra se jogar/A por favor não me venha explicar...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

One, two, three, MDNA

Não pude ver a turnê MDNA na semana passada quando a Rainha do Pop Madonna passou por aqui para duas apresentações no estádio do Morumbi, mas diante das criticas de quem foi e viu, o show deixou a desejar. Fui atrás de alguns vídeos no YouTube para conferir e encontrei três com o registro completo do show de Tel Aviv, Israel, e infelizmente concordei com o que li e ouvi. Pelo o que pude perceber, o ponto forte foi a abertura. - A produção sabe muito bem deixar o publico de boca aberta, e é referência: muitos estão lá para ver as novidades sonoras e visuais. - Os quatro telões de fundo do palco com seus mais de 1800 metros quadrados (cada), e painéis de led que brotavam do chão em plataformas deram um show à parte.

Os hits dos anos 1980/90 Papa Don´t Preach, Express Yourself, Open Your Heart, Justify My Love (vídeo), Vogue, Human Nature, Erotica e Like A Prayer, foram mutilados e a voz da Madonna sintetizada em alguns momentos não foi uma boa escolha da diva. Pena. 

O setlist, com quatro divisões, seguiu com Girl Gone Wild (abertura), Revolver, Gang Bang, Hung Up, I Don´t Give A, Best Friend (vídeo), Turn Up The Hits (vídeo), Turn Up The Radio, Give Me All Your Luvin, Masterpiece, Candy Shop, Nobody Knows Me (vídeo), I´m Addicted, I´m A Sinner e Celebration para finalizar. No primeiro dia de show em SP, Like A Virgem ficou de fora, já no segundo dia, foi incluída Holiday como um agrado da diva por três horas de atraso.

Assisti ao show da Madonna na turnê passada e chego a concluir que: o que de fato ela faz muito bem são suas músicas e seus clipes. 

Selecionei três clipes. Os dois primeiros, sem dúvida, serviram de referência para o terceiro. Confira: Erotica, álbum Erotica, 1992; Human Nature, álbum Bedtime Stories, 1994 e Girl Gone Wild, álbum MDNA, 2012.



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lá vem o Ruivão

Ex-integrante da banda Titãs, Nando Reis foi atrás da carreira solo em 2002. De lá pra cá, destacou-se entre os compositores da nova safra. Quem nunca ouviu a bela Diariamente na voz da sua ex-namorada Marisa Monte? E as ótimas All Star, O Segundo Sol e Relicário interpretadas brilhantemente pela Cássia Eller? Pois é, tantas outras foram escritas por ele e tornaram-se sucessos com as bandas Cidade Negra, Skank e Jota Quest

No último sábado, fui conferir de perto a turnê de lançamento do novo disco Sei, ao lado das minhas queridas amigas Nathalia e Verônica. Nando entrou no palco às 22h57 e abriu o show com a nova Pré Sal. No palco, a banda Os Infernais, duas vocalistas vestidas de dourado e cortinas vermelhas com três pássaros recortados e aplicados sobre elas. Nada de telão. Depois vieram Sou Dela, Back In Vânia, O Que Eu Só Vejo Em Você, As Coisas Tão Mais Lindas, Declaração De Amor, Eu E A Bispa, Igreja, Me Diga e Quem Vai Me Dizer Tchau (Pra Quem Não Vem). Entre as músicas, um tanto tímido e sem jeito, Nando fazia comentários e ficava justificando a falta de animação do publico com as novas canções. "Todo sucesso já foi música nova um dia". Convidou o filho Sebastião para tocar com ele a musica composta em sua homenagem O Mundo É Bão, Sebastião! 

Na sequência vieram Luz Dos Olhos, N, Sei, Espatódea, All Star, Luz Antiga, Pra Você Guardei O Amor, Ternura E Afeto, O Segundo Sol, Por Onde Andei e Do Seu Lado. As músicas gravadas pela Cássia Eller foram as mais bem recebidas. E finalmente o bis, com a escolha do público A Letra A, seguida pelas ótimas Relicário, Marvin e E.C.T..

Achei o show um tanto pesado. Muita guitarra e baixo pra quem saiu dos Titãs para ir atrás de músicas mais amenas. E com certeza não foi um sentimento só meu, muita gente foi embora antes do fim. O show acabou à 01h15.


Segue o clipe de um dos seus primeiros sucessos, álbum 12 de Janeiro, de 1995.

Me Diga

domingo, 2 de dezembro de 2012

Acelera aê, hoje é dia de Ivete!

Sempre gostei da personalidade de Ivete Sangalo e de algumas de suas músicas, mas nunca fiz planos para vê-la ao vivo. Minha sobrinha Márcia é fã dela e foi com ela que comecei a gostar mais das canções da Ivete. Vi no jornal que ela estaria em São Paulo, iniciando a turnê de apresentação do seu novo disco Real Fantasia. Consegui dois ingressos e levei a Márcia para ver de perto a sua "ídala".

Sexta-feira, 1º de dezembro, Via Funchal, às 23h30 as luzes se apagam. Euforia do público gritando varias vezes "P... que pariu, a Ivete é a melhor cantora do Brasil!". Os músicos entram no palco. Acordes são entoados em alguns instrumentos. Num telão vertical no meio do palco, são exibidas imagens cósmicas. Surge no palco a Rainha do Axé com um macacão branco forrado de brilho. À sua volta, quatro bailarinos. Ela abriu o show com No Brilho Desse Olhar, seguida pela nova Real Fantasia e Cadê Dália"Boa noite São Paulo!!" Saldou o publico a carismática e iluminada Ivete, e seguiu cantarolando "Êh, êh, êh, São Paulo/Êh São Paulo/São Paulo da garoa/São Paulo que terra boa." Depois, toda animada, virou-se pra a plateia com a pergunta: "Sabem pra quem é esse show? Vocês sabem pra que é esse show? É pra vocês, porra!"

Vieram, então, as agitadas Arerê, No Meio Do Povão, Balançando Diferente, Acelera Aê, Essa Distância, Sorte Grande e Não Quero Dinheiro. - Haja fôlego e disposição para acompanhar o ritmo! Não sei como ela aguenta. - Em seguida, as mais calmas, a linda Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim e mais Só Num Sonho, Quando A Chuva Passar e Isso Não Se Faz

Pausa para a troca de roupa e para nós recuperarmos a energia. E lá vem ela num vestido roxo e verde, cheio de brilho. "Vocês querem participar da gravação do clipe que vai passar no mundo todo?" perguntou Ivete. "Simmmmmmm!!" respondeu o publico eufórico num só coro (abaixo, vídeo registrado por mim).

E começou a gravação com coreografia ensinada pela Sangalo. Na sequência vieram os hits: Chorando Se Foi, Preta, Céu Da Boca, Delira Na Guajira, Flor Do Reggae, Onde Você Mora, Na Base Do Beijo, Desejo De Amor, Levada Louca e Empurra Empurra. Nessa última música, Ivete recolheu carinhosamente os presentes e distribuiu autógrafos em vários encartes do novo CD. 

E para finalizar, o bis teve Dançando, Eva, Alô Paixão e Beleza Rara. Os músicos e bailarinos estavam já saindo do palco, mas Ivete não queria continuar e começou a cantarolar: "Alguma coisa acontece no meu coração/Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João/É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi/Da dura poesia concreta de tuas esquinas/Da deselegância discreta de tuas meninas/Ainda não havia para mim Rita Lee/A tua mais completa tradução/Alguma coisa acontece no meu coração/Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João." Linda essa Ivete! E lá se foi ela, agradecendo ao publico paulistano.

Dançando (um trecho da gravação do clipe).

Foi um belíssimo show, embora algumas coreografias fossem um pouco cafonas - imagine a Ivete rebolando de costas com a mão apoiada num banquinho alto, desnecessário né? - muita energia, muita luz e todo mundo dançando, pulando, batendo palmas e cantando todas as músicas em quase duas horas de espetáculo.

Parabéns Ivete pelo lindo show. Obrigado Márcia pela sua energia e emoção contagiante. Obrigado Carol e Miguel pelos ingressos e carinho.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

TOP 10 - Milton Nascimento

Apresento mais uma seleção, agora com o mestre Bituca, o grande compositor da minha amada Elis Regina. Aliás, se fosse para destacar as músicas do Milton que a Elis gravou, já dariam as 10. Senhor de uma voz aveludada e compositor de mão cheia, o mestre Bituca já conquistou prêmios internacionais. São 50 anos de carreira e mais de 350 músicas e 35 discos. Seu álbum de estreia foi Travessia, de 1967.

Segue a lista:

1 - Certas Canções - Que ouço/Cabem tão dentro de mim
2 - Travessia - Já não sonho, hoje faço com o meu braço o meu viver
3 - Encontros E Despedidas - A hora do encontro/É também despedida
4 - Cais - Invento o amor e sei a dor de me lançar
5 - Nada Será Como Antes - Que notícias me dão de você
6 - Amor De Índio (Tudo Que Move) - Todo dia é de viver/Para ser o que for
7 - O Cio Da Terra - Forjar no trigo o milagre do pão
8 - Maria, Maria - É um dom, uma certa magia/Uma força que nos alerta
9 - Canção Da América - Amigo é coisa pra se guardar
10 - Caçador De Mim - Por tanto amor/Por tanta emoção/A vida me fez assim

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Private Dancer

Para comemorar os 73 anos da grande Diva do Rock internacional Tina Turner, segue o quinto álbum solo da cantora após a separação de Ike Turner (ex-marido/empresario). O maior sucesso na carreira de Tina

Private Dancer é considerado um marco na carreira da Diva e um dos 50 discos mais vendidos na história fonográfica americana. Foram mais de 5 milhões de cópias só nos EUA. 250 mil por semana após o lançamento!

Este álbum foi um dos meus primeiros LPs, e se não me falha a memória, o primeiro estrangeiro. Ouvia muito as faixas Let´s Stay Toghether e What´s Love Got To Do With It. Destaque para I Can´t Stand The Rain, Better Be Good To Me, Help! de Lennon e McCartney e 1984 de David Bowie. 

Ele foi também uma poderosa arma minha contra os discos do Kiss e Iron Maiden que meu irmão escutava na época. Bons tempos de rivalidade e disputa pela vitrola.

Private Dancer
Dança Particular

Curiosidades: Private Dancer faturou 4 Grammys Awards das 6 categorias que concorreu em 1985: Melhor Performance Feminina em Rock, Melhor Performance Feminina em Pop, Disco do Ano e Música do Ano.

domingo, 25 de novembro de 2012

Nem um dia

A música Nem Um Dia, lançada no álbum Malásia, de 1996, é mais uma belíssima obra do poeta Djavan

Ouvindo a música, dá até para imaginar o cenário de onde ele escreveu a letra, não? Ao menos para mim caberia a imagem da foto ao lado. Um quarto quente e aconchegante numa casa cuidadosamente plantada numa montanha, num dia frio de inverno.

Segue a letra e o player:

Um dia frio
Um bom lugar pra ler um livro
E o pensamento lá em você,
Eu sem você não vivo
Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em você,
E tudo me divide

Longe da felicidade
E todas as suas luzes
Te desejo como ao ar
Mais que tudo,
És manhã na natureza das flores

Mesmo por toda riqueza
Dos sheiks árabes
Não te esquecerei um dia,
Nem um dia
Espero com a força do pensamento
Recriar a luz que me trará você

E tudo nascerá mais belo,
O verde faz do azul com o amarelo
O elo com todas as cores
Pra enfeitar amores gris

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tears For Fears ao vivo

Já estava quase desistindo de ver o show da dupla inglesa Tears For Fears. Tentei três frentes de contatos diferentes, inclusive a promoção da rádio que fazia a divulgação. Nada. Lembrei-me de mais uma alternativa. Bingo! Deu certo. Abri meu e-mail e tive a confirmação duas horas antes do show. Larguei tudo o que estava fazendo e fui conferir de perto uma das bandas ícone dos anos 1980. Cheguei lá em meia hora. Peguei a pulseira de acesso e fui procurar um lugar no meio da multidão que ia lotando aos poucos a casa de eventos. Ufa!

O show começou às 22h30. No palco telões de led sem muitos efeitos e algumas luzes fortes de deixar qualquer um sem foco. Primeiro entrou a banda, depois Ronald Orzabal, Curt Smith e a primeira música Everybody Wants To Rule The World

Na seqüência vieram Secret World e a empolgante Sowing The Seeds Of Love. "Obrigado (3x)" disse finalmente o simpático Roland. "Obrigado San Paulo. Essa é uma noite mágica" completou o vocalista com o sotaque britânico. Ele lembrou o nome da casa de show em que se apresentaram em outubro de ano passado e finalizou com a palavra "amazing". 

Curt preferiu não arriscar-se no português e agradeceu em inglês mesmo. Vestia uma camiseta branca com os dizeres EAST MEETS WEST. Fiquei impressionado com o envelhecimento dos dois. Me dei conta que o tempo não perdoa nem nossos ídolos. 

Roland Orzabal e Curt Smith.
O show seguiu com: Change, Call Me Mellow, Everybody Loves A Happy Ending, Mad World, Memories Fade e Closest Thing To Heaven

Pausa para apresentar os músicos e a nova vocalista Carina Round - Excepcional! -. Ela abriu o show com algumas músicas que lembram um pouco o repertório e a própria Mallu Magalhães

Na volta foi a vez da surpresa da noite: Billie Jean do Michael Jackson numa versão bem diferente e bem legal, depois vieram as ótimas Falling Down, Floating Down The River, Advice For Young At Heart, Badman's Song, Pale Shelter, Break It Down Again e Head Over Heels. Para o bis ficaram os hits Woman In Chains e a esperada Shout. Foi uma hora e quarenta minutos de show, poderia ter sido mais. Senti falta da Laid So Low (Tears Roll Down) no repertório. 

A sensação foi de show contratual, com hora para começar e para acabar. Foi assim também no show do Pet Shop Boys e da Amy Whinehouse. Coisa de ingleses. Mas foi muito bom ver de perto os mentores de ótimas músicas e que me acompanham até hoje. Roland continua com a mesma voz forte e afinadíssima.   

Valeu Tears For Fears! Valeu Carol Pascoal!!!

Segue o clipe de uma das músicas mais bacanas tocada no show:

Closest Thing To Heaven 
Coisa Mais Próxima Do Céu 

Texto editado em 25/03/13.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Garotas temperadas

Mel C, Geri, Emma, Mel B e Victoria.
Mais um fenômeno vindo do berço da música Pop, as Spice Girls deram sabor as rádios do mundo todo rapidamente. Formada pelas cinco lindas garotas Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham, o quinteto britânico estourou em 1996 com o hit Wannabe, álbum Spice. A música fez um sucesso estrondoso e garantiu o primeiro lugar nas paradas de mais de 30 países. Desde então, as garotas que formaram o grupo em 1993 com o nome Touch, passaram a faturar 75 milhões por ano entre 1996 e 1998. 

O grupo se desfez em 2001, voltou em 2007 com o álbum Greatest Hits contendo os principais sucessos e algumas inéditas e dissolveram-se novamente em 2008. Voltaram a unir-se em 2012 no encerramento dos Jogos Olímpicos sediados em Londres (foto). As cinco seguiram carreira solo, mas quem se deu melhor na música foi a Melanie C, gravou seis discos, a média das demais não passam de três. Em contra partida, quem seu deu melhor na vida pessoal foi a Victoria que conheceu o fã e jogador de futebol David Backham. Um ano depois estavam grávidos e em 1999 casaram num castelo.

Os maiores hits do quinteto são: Wannabe, 2 Become 1, Do You Think You Are, Too Much, Spice Up Your Life, Stop, Move Over, Goodbye, Viva Forever e a do clipe em destaque. Confira:

Say You'll Be There
Diga Que Você Estará Lá

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Deus nos proteja

Rezar faz bem para a alma e protege o corpo. Rita Lee sabe do que fala:

DEUS ME PROTEJA DA SUA INVEJA
DEUS ME DEFENDA DA SUA MACUMBA
DEUS ME SALVE DA SUA PRAGA
DEUS ME AJUDE DA SUA RAIVA
DEUS ME IMUNIZE DO SEU VENENO
DEUS ME POLPE DO SEU FIM

DEUS ME ACOMPANHE
DEUS ME AMPARE
DEUS ME LEVANTE
DEUS ME DE FORÇA

DEUS ME PERDOE POR QUERER
DEUS ME LIVRE E GUARDE DE VOCÊ

A letra ta em caixa alta para lembrar você que é para ler em voz alta. Assim, DEUS te ouve!

Reza

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rise

Tem ideia do que é ficar atormentado com uma música que você adora e não consegue nenhuma pista sobre ela? Pois é, esse post é sobre isso. Já ouviu falar de Herb Alpert? E de uma música instrumental chamada Rise? Difícil né? A última vez que ouvi a música estava almoçando no restaurante Bahia Madero, em Porto Madero, Buenos Aires, na véspera do meu aniversário, ai a bendita começa a sair pelas caixas acústicas instaladas no teto do restaurante. Parecia até um presente argentino. Por sorte, eu estava com o meu celular e com o aplicativo que reconhece músicas. Acionei o aplicativo Shazan e tentei aproximar o máximo possível da caixa de som. Nada. Nem um sinal de reconhecimento. Tentei algumas vezes, tava quase subindo na mesa, nada. Mais uma vez fiquei frustado por não descobrir que música era aquela e muito menos quem a tocava. Quando voltei pra casa, comecei a pesquisar no Google, no YouTube e nada. Lembrava-me apenas da capa do disco que tem a música e de uns trechos do clipe que passava na época. Ontem, por acaso, acabei descobrindo o vídeo vendo outros no YouTube. Um vídeo puxava outro, outro e outro até que cheguei nele. Fui pesquisar mais sobre o músico e descobri que já tinha escutado muitas músicas dele: Whipped Cream, Spanich Flea, Tijuana Taxi, Route 101 e talvez, a mais conhecida, This Guys In Love With You cantada em parceria com a orquestra de Burt Bacharach. Foi tão bom descobrir a música. Deu uma sensação de dever cumprido. Foi assim também com a música One Day In Your Life do Michael Jackson

Segue o vídeo da bendita música que esta no álbum homônimo, de 1979:

Rise
Ascensão

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O gato preto cruzou a estrada

Passou por debaixo da escada/E lá no fundo azul/Na noite da Floresta/A lua iluminou/A dança, a roda, a festa/.../Bailam corujas e pirilampos/Entre os sacis e as fadas... 
E quem disse que no Brasil não tem Halloween? Saci Pererê, Caipora, Curupira, Mula sem cabeça, Boitatá e Cuca são alguns dos terríveis personagens do folclore brasileiro que quase ninguém se lembra. Eita povo americanizado. Hoje, comemora-se também o dia do Saci Pererê. Figura levada da breca, negrinha, de uma perna só, com gorro vermelho na cabeça e cachimbo aceso na boca; Que faz tranças nas crinas dos cavalos, rouba ovos do galinheiro e faz sumir objetos. Colei muito feijão preto em desenhos de Sacis rodados no mimeógrafo, no primário, para comemorar o Dia do Folclore (22/08). 

Recordei-me também da capa de um disco, que parecia cena de terror, com quatro cabeças decapitadas sobre a mesa posta. Trata-se do primeiro disco do grupo Secos e Molhados, de 1973. O LP ficava num móvel debaixo da televisão, na casa dos avós das minha sobrinhas Márcia e Meire. Na capa estão as cabeças de Ney Matogrosso (vocal), João Ricardo (violão e vocal), Gerson Conrad (violão e vocal) e Marcelo Frias (bateria e percussão). Destaque para as faixas: Sangue Latino, O Vira, Assim Assado, Rosa De Hiroshima e Fala

Lembro-me também das apresentações do grupo no Fantástico. Foi um fenômeno na época, venderam. Segue um registro da época.

O Vira

Curiosidade: O disco vendeu uma quantidade bem maior do que o esperado em seu lançamento. "A gravadora achou que venderia 1.500 em um ano. Vendeu em uma semana. Como o mercado vivia uma crise de vinil, a gravadora começou a pegar os discos que não estavam vendendo e derreter para fazer o nosso." Ney Matogrosso.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bowie

Sempre pensei que o inglês David Bowie fosse incomum por ter os olhos com cores diferentes. Procurando uma imagem para ilustrar o post, descobri que os olhos são da mesma cor, o que difere é a pupila do olho direito que não dilata e não contrai - resultado de um soco que levou do melhor amigo por disputarem a mesma menina na adolescência - , e dependendo da incidência da luz, parecem ser de cores diferentes. Reza a lenda que a tal briga inspirou Bowie a escrever um de seus maiores sucessos, Let´s Dance

Ator, cantor e produtor musical, Bowie é ícone da música Pop mundial. Bono Vox (U2) declarou que Bowie era tão importante para o Reino Unido e Irlanda quanto Elvis Presley era para os EUA. Ele já gravou hits com grandes estrelas da música como Tonight com Tina Turner, Under Pressure com Queen e Dancing In The Street com Mick Jagger. Outras musicas que gosto dele são: This Is Not AmericaBlue Jean, China Girl, Absolute Beginners, Modern Love, Never Let Me Down, Loving The Alien, As The World Falls Down e Underground.

Não me recordo ao certo quando comecei a me interessar pelas músicas de Bowie, porém, lembro-me da figura enigmática na pele do excêntrico Jareth, Rei dos Goblins, no filme Labirinto - A Magia do Tempo, de 1986. 

Segue o clipe de Let´s Dance, álbum homônimo de 1983.

Let´s Dance
Vamos Dançar

sábado, 27 de outubro de 2012

Festa Nacional da Música 2012

No último dia 22, tive o prazer de participar da 8ª edição da Festa Nacional da Música, evento que homenageia grandes talentos da música brasileira em seus diversos segmentos, a convite de Fernando Vieira, um dos organizadores do encontro. A noite de premiação ocorreu no hotel Laje de Pedra, em Canela/RS, e contou com a participação de vários artistas. Tive o prazer de ver bem de perto grandes ícones da música, e até de conversar com alguns deles. Entre os homenageados estavam: Os Golden Boys, George Israel (Kid Abelha), Rosemary, Detonautas, Alexandre Pires, Fernando e Sorocaba, Emílio Santiago, Jorge Aragão, Roupa Nova e João Bosco. Os homenageados subiam no palco, agradeciam e davam uma palhinha de até duas músicas. George Israel cantou Brasil com Bruno Gouveia (Biquini Cavadão) e Pepeu Gomes. O Roupa Nova agitou os convidados com os hits Sapato Velho, Linda Demais e Whisky A Go Go. O último homenageado da noite foi João Bosco, que completa 40 anos de carreira neste ano. Ele subiu no palco ao som da música O Bêbado E A Equilibrista embalada pela plateia e cantou as lindas Corsário e Papel Machê. Outros artistas estiveram por lá também para entregar os troféus e prestigiar os amigos: Fagner, Falcão, Sérgio Reis, Ângela Maria, Gabriel o Pensador, Thiaguinho, Thaeme e Thiago, Marcos e Belutti, Adriana e a Rapaziada, entre outros. O cineasta Cacá Diegues e a assessora artística Arleyde Caldi também foram homenageados pelo engajamento artístico e profissional. Foi um evento emocionante e sem dúvida muito importante para a música brasileira. 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Nada será como antes

O carioca Milton Nascimento - sempre achei que ele fosse mineiro - comemora o seu septuagésimo aniversário no mesmo ano que seus amigos de estrada Caetano Veloso e Gilberto Gil. Sem dúvida uma geração de artistas que fez toda a diferença na história da música brasileira. Não canso de ouvir as músicas dessa turma sensível e criativa. Elas são atemporais, vão e voltam com o mesmo brilho, com a mesma emoção. Prova disso são as trilhas sonoras das novelas e séries da televisão, sempre com um revival pra destoar dessa gama de músicas comerciais e descartáveis. Roberto, Erasmo, Ney, Caetano, Chico, Gil, Elis, Rita, Edu, Nara, Gal, Bethânia, Gonzaguinha, Raul, Tim, João, Jorge, Simonal, Jair, Clara, Beth, Martinho, e outros tantos músicos, compositores e cantores que não são das gerações "X", "Y", "índigo" ou "cristal, mas fizeram e continuam a fazer toda diferença na cultura brasileira. É difícil de entender e de acreditar mas, nada será como antes.

Parabéns Bituca! Longa vida pra você e para sua linda obra.

Segue o vídeo de uma das músicas dele que gosto muito e que ficou eternizada na voz da Elis Regina.

Nada Será Como Antes, álbum Clube Da Esquina, 1972. 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

007 x 50

O agente secreto mais popular do mundo, James Bond/007, está completando 50 anos de serviços à inteligência britânica. Inspirada nas obras do escritor Ian Fleming, responsável por 14 histórias (1953 a 1966), James Bond ganhou sua primeira adaptação para o cinema em 1962, com o filme Dr. No (007 Contra o Satânico Dr. No), e era estrelado pelo charmoso Sean Connery. Não me recordo ao certo qual foi o primeiro filme da cinessérie 007 que vi na televisão - sim, vi primeiro pela televisão -, só me recordo do agente 007 ser protagonizado pelo Sean Connery e dos vilões, dentes de aço e do japa com o chapéu com aba de aço. 

Já foram produzidos 23 filmes oficiais e três não oficiais (?). O espião britânico já foi representado pelos atores: Sean Connery (6 filmes), George Lazenby (1 filme), Roger Moore (7 filmes), Timothy Dalton (2 filmes) e Pierce Brosnan (4 filmes). Agora, o agente da vez é o truculento e destemido Daniel Graic (3 filmes). O enredo dos filmes sempre conta com uma fórmula básica: uma missão secreta, muita aventura, super máquinas, armas inteligentes, lindas Bond Girls e as envolventes trilhas sonoras. Sempre impecáveis, as músicas que compõem as trilhas já foram escritas e interpretadas por grandes cantores Pop: Shirley Bassey, Carly Simon, Paul McCartney, Sheena Easton, Duran Duran, A-ha, Tina Turner, Madonna entre outros. É nesse ponto que a nova sessão de posts vai se aplicar. E para inaugurar a sessão, segue a musica tema mais recente, na voz da cantora da vez Adele. O filme é Skyfall (007 - Operação Skyfall) com estreia prevista para o final de outubro. 

Por falta do clipe oficial, em produção, segue o vídeo com a letra:

Skyfall 
Queda Do Céu

domingo, 14 de outubro de 2012

Bad 25

Depois do emocionante documentário póstumo de Michael Jackson (1958 - 2009), This Is It, 2009, agora é a vez Bad 25, 2012, que comemora os 25 anos do lançamento do sétimo álbum da carreira do Rei do Pop, Bad, 1987. O filme, dirigido por Spike Lee, traz os bastidores das gravações dos clipes, produzidos na época dos seus lançamentos, em 123 minutos de fita com: cenas inéditas e depoimentos de amigos, músicos, coreógrafos, produtores, diretores, artistas e mais um monte de gente envolvida na produção dos "curtas metragens", como Michael se referia aos clipes. 

Lembrei-me de clipes que já havia deletado da memória, descobri fatos que nunca havia me ligado antes, como o da cantora Sheryl Crow que acompanhou MJ na turnê Bad como backing vocal, e do cineasta Martin Scorsese que dirigiu o clipe Bad. Foi uma sessão emocionante, a contar pela plateia, que em sua maioria, era composta por fãs enlouquecidos de Michael, e pelas cenas com aparições hipnóticas do protagonista. 

Siedah e Michael no estúdio: Parceria afinada.
Nunca me liguei no álbum Bad. Não curtia o ritmo mais acelerado e dramático das faixas. Somente duas musicas me chamaram a atenção na época: I Just Can´t Stop Loving You e Main In The Mirror. Coincidência ou não, as duas faixas tiveram a participação da afinada e estreante Siedah Garret. Na primeira, em dueto com MJ, e na segunda, como letrista. 

Segue o emocionante e envolvente trecho do filme Moonwalker, 1988, com a canção Man In The Mirror. Outra apresentação de Michael, similar a esta, fechou o documentário Bad 25 em alto e bom som. Foi de arrepiar.

Man In The Mirror
Homem No Espelho 

Curiosidades: Quincy Jones, o produtor dos grandes sucessos de Michael, desde o álbum Off The Wall, 1979, havia convidado a Barbra Streisand e a Whitney Houston para compor o dueto com MJ na gravação da música I Just Can´t Stop Loving You, ambas recusaram por medo de retaliações recorrentes da polêmica música Bad, que era vista como subversiva e racista.

sábado, 13 de outubro de 2012

A cruz e a espada

Outra música que traz um pouco do que vivi com a minha primeira paixão amorosa: Era o começo e o meu desejo se perdeu de mim. 
Por que será que a primeira paixão nunca é correspondida, né? Enfim, o arranjo é de Luiz Schiavon e a letra de Paulo Ricardo, uma parceria afinada de muitos hits do RPM. Pesquisando a foto para compor o post, encontrei essa e lembrei-me da imagem de divulgação que o quarteto utilizava para promover o segundo álbum, Rádio Pirata, de 1986. Não entendi bem o porquê vestir a banda no estilo guarda imperial. E o guarda-chuva aberto? Vai entender. A música selecionada está no primeiro álbum da banda, Revoluções Por Minuto, de 1985. Gosto da melodia suave e da flauta que compõe o arranjo da música.

Segue a letra e o player da música, confira:

Havia um tempo em que eu vivia 
Um sentimento quase infantil 
Havia o medo e a timidez 
Todo um lado que você nunca viu 

Agora eu vejo 
Aquele beijo era mesmo o fim 
Era o começo e o meu desejo se perdeu de mim

E agora eu ando correndo tanto
Procurando aquele novo lugar
Aquela festa o que me resta
Encontrar alguém legal pra ficar

Agora eu vejo
Aquele beijo era mesmo o fim
Era o começo e o meu desejo se perdeu de mim (2x)
E agora é tarde, acordo tarde

Do meu lado alguém que eu não conhecia

Outra criança adulterada
Pelos anos que a pintura escondia

Agora eu vejo,
Aquele beijo era mesmo o fim
Era o começo e o meu desejo se perdeu de mim


domingo, 7 de outubro de 2012

Dobradinha Geração 80 - 3

A dobradinha hoje é do inicio da década:

Kajagoogoo começou bem, a banda emplacou a 1ª posição do Top Reino Unido e a 5ª do Top EUA com o primeiro single Too Shy, álbum White Feathers, 1983. O quinteto britânico é formado por: Limahi (vocal), Nick Beggs (baixo), Steve Askew (guitarra), Stuart Neale (teclados) e Jez Strode (bateria). No estilo New Wave, a banda emplacou vários hits no Reino Unido. Terminaram em 1986, voltaram em 2003 e seguem carreira até hoje. É engraçado, vi o vídeo da música pela primeira vez hoje e me surpreendi, sempre achei que era uma mulher que cantava a música.

Too Shy
Muito Tímido   


Também ingleses, Katrina And The Waves surgiu em 1981 somente como The Waves. Nos estilos Pop-rock e New Wave, o quarteto era formado por: Katrina Leskanich (vocal e guitarra), Kimberley Rew (guitarra), Alex Cooper (bateria) e Vince de la Cruz (guitarra). A música Walking On Sunshine, álbum homônimo de 1983, rendeu ao grupo a consagração mundial em 1985. O grupo separou-se em 1999, gravaram 10 álbuns de estúdio e vários singles. Segue o clipe da música. Gosto bastante do ritmo da música e da mensagem otimista.

Walking On Sunshine
Caminhando Sob A Luz Do Sol

Kon Kan

Formada por Barry Harris (teclados) e Kevin Wynne (vocal), a banda Kon Kan surgiu em Toronto em 1988. Com o estilo musical Synthpop e New Wave, a dupla estreou com o álbum Move To Move, 1989, com o single I Beg Your Pardon que conquistou o público nas pistas de danças se tornando um grande marco dos anos 1980. Outro hit desse mesmo disco foi Art´s In D Minor/Harry Houldine. O Kon Kan fez carreira curta, infelizmente, gravaram apenas três discos até 1994. 

Dancei muito a música do clipe abaixo, ela destoava de tantas outras que tocavam na época. Confira: 

I Beg Your Pardon (I Never Promised You A Rose Garden)
Eu Imploro Seu Perdão (Eu Nunca Te Prometi Um Jardim De Rosas)

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Simplesmente

Filha de peixe... Nascida em Nova Iorque, Bebel Gilberto cresceu no Brasil. Herdou o talento dos pais João Gilberto, o Papa da Bossa Nova, e Miúcha, cantora e irmã de Chico Buarque. Foi amicíssima de Cazuza. Com ele, compôs algumas músicas e lançou-se com a belíssima Eu Preciso Dizer Que Te Amo. Seu primeiro disco, Bebel Gilberto, foi lançado com cinco faixas em 1986. Após esse, vieram mais sete até hoje. Participou dos musicais para a TV: Pirlimpimpim e Saltimbancos, do disco de Geraldo Pereira, 1983, e do projeto Red Hot + Rio, 1996, ao lado de George Michael na faixa Desafinado

É relaxante ouvir as musicas de Bebel Gilberto, principalmente se você estiver numa estrada a véspera de um feriado prolongado curtindo a paisagem. 

A música que mais gosto dela é Simplesmente, álbum Bebel Gilberto, 2004. Confira:

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Kate Bush

Quem se lembra da canção Wuthering Heights? Lançada em 1978, álbum The Kick Inside, projetou a inglesa Kate Bush para o mundo. Aqui, tocou exaustivamente nas rádios. Lembro-me de ver o clipe da música na televisão, se não me falha a memória, era para divulgar uma rádio (?) que tinha como logo: um homem voando com os braços para trás como azas e um fone de ouvido com antena na cabeça. Dois anos mais tarde, veio outro hit da cantora: Babooshka, álbum Never For Ever. De lá pra cá, a cantora sumiu das rádios nacionais, mas continuo carreira. Já lançou 12 discos e vários clipes que podem ser conferidos no YouTube. 

Segue o primeiro clipe da cantora performática que trás bem o clima da época: vestido longo em tecido leve, muito gelo seco e movimentos sequências.

Wuthering Heights
Morro Dos Ventos Uivantes

Curiosidade: Kate escreveu a letra da música baseada no livro homônimo de 1847, best-seller da escritora britânica Emily Brontë.