Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2011

Rainhas da música

Duas rainhas da música fazem aniversário hoje: a do Rock Nacional Rita Lee e da Disco Donna Summer.

A primeira completa hoje 64 aninhos de vida. E para comemorar segue o clipe gravado para o Especial Elis Regina na TV Bandeirantes em 1978, do álbum Babilônia:

Jardins da Babilônia

A segunda, um ano mais nova, completa 63 anos. E para comemorar segue o clipe de um de seus sucessos (também de 1978), do álbum Live and More

Last Dance
Última Dança

Parabéns Queens!!! 4 "S" para vocês: saúde, sexo, $ e sucesso!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Ricky Martin, o lobo

O porto-riquenho Enrique Martín Morales, mais conhecido como Ricky Martin, completa hoje, véspera de Natal, 40 anos de vida bem vividos. 

Conhecido artisticamente desde pequeno, Ricky era o mais novo integrante do grupo infanto-juvenil Menudo quando chegaram por aqui em 1984/85. Quem é que não se lembra dos hits Não Se Reprima, Quero Ser, Doces Beijos, If You're Not Here (By My Side), que agitaram as adolescentes no início da década de 1980? Ricky ficou no grupo por cinco anos e resolveu seguir a carreira de ator e cantor no México. Em 1991 lançou o seu primeiro álbum, mas o retorno do seu sucesso por aqui se deu com a faixa Maria do seu terceiro disco A Medio Vivir, de 1995. Em 1997 com a música La Copa De La Vida, álbum Vuelve, Ricky aumentou sua projeção mundial com a música tema para a Copa do Mundo de 1998.

Ricky Martin já se apresentou várias vezes aqui no Brasil, sua última apresentação foi em agosto com a turnê de lançamento do seu último disco Música+Alma+Sexo

Uma das músicas que mais gosto dele é She´s All I Ever Had, composição do ex-Menudo Robi Rosa com Jon Secada e George Noriega, e está no álbum Ricky Martin, de 1999. Nesse mesmo disco Ricky gravou Be Careful (Cuidado Com Mi Corazón) com a Pop Star Madonna.

She´s All I Ever Had
Ela É Tudo Que Eu Sempre Tive

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Last Christmas

E nessa época do ano... Não tem como não lembrar-se de um dos hits do grupo inglês Wham!. Lançada no single Last Christmas, em dezembro de 1984, essa música se tornou um clássico da banda que há relançou dois anos mais tarde no álbum The Edge of Heaven. O vídeo foi gravado numa estação de esqui nos Alpes Suíços e contou com a participação dos integrantes da banda: George Michael (vocal), Andrew Ridgeley (guitarra), Pepsi Demacque e Shirley Holliman (backing vocal) e seu futuro marido Martin Kemp (baixista da banda Spandau Ballet). E para relembrar segue o clipe e os votos de um Feliz Natal: 

Last Christmas
No Último Natal

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

The RAH Band

Curiosidades a parte, a banda de um sucesso só RAH Band, nada mais é do que a abreviação do nome do seu criador e único integrante oficial Richard Anthony Hewson, que produziu o clipe em sua casa com sua esposa Liz no vocal. Tai o porquê da produção tosca e inspirada no filme futurista Barbarela. Mesmo assim a letra da música é curiosa. 

Confesso que nunca havia visto esse vídeo. Outro dia, na casa da minha irmã, ouvi-a comentando com o meu cunhado sobre essa música que tocava na rádio e ela queria baixar para o seu MP3. Bom, não lembrava quem cantava e muito menos o nome da música, então resolvi redescobri-la na internet e postar o clipe em homenagem a minha irmã que faz aniversário hoje.

Essa música fazia parte da trilha internacional da novela Ti Ti Ti (primeira versão de 1985) e ouvi muito, na época, com minha irmã no rádio do seu fusca amarelo-gema quando ficávamos horas a fio conversando no carro na frente da casa da minha mãe. Segue o clipe:

Clouds Across The Moon
Nuvens Em Toda A Lua

Pra você mana. Parabéns! 

sábado, 10 de dezembro de 2011

TOP 10 - Cássia Eller

Hoje, dia 10 é o aniversário de nascimento dela. Estamos também a poucos dias de homenagear, infelizmente, os 10 anos sem ela. Quantos 10 né? Não é a toa que o Top 10 de hoje vai para ela. 

Já disse aqui que a música que mais gosto da Cássia é O Segundo Sol, mas pensando melhor acho que empata com a belíssima Por Enquanto - acho lindo aquele vozeirão da Cássia na introdução com as palavras "I've got a feeling, a feeling deep inside, oh.. yeah, oh yeah. I've got a feeling, a feeling that I can't hide, oh, no... oh, no...", ao som de um violão.


Segue a lista:

1 - O Segundo Sol - Antes que eu visse e você disse e eu não pude acreditar...
2 - Por Enquanto - Que tudo era pra sempre/Sem saber, que o pra sempre...acaba
3 - All Star - Estranho seria se eu não me apaixonasse por você...
4 - Palavras Ao Vento - Ando por ai querendo te encontrar...
5 - 1º De Julho - Não basta o compromisso/Vale mais o coração...
6 - No Recreio - Eu só queria me casar/Com alguém igual a você...
7 - Sabotagem - Eu vou sabotar/.../Vou pintar o seu nome/No céu...
8 - Lanterna Dos Afogados - Eu tô te esperando/Vê se não vai demorar...
9 - Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você) - O problema é que eu te amo...
10 - Malandragem - Eu sou o poeta/ E não aprendi amar...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Avenida Paulista e Seal

Hoje, o simbolo da cidade completa 120 anos, e fez lembrar-me de 20 anos atrás, ocasião do centenário da Avenida, quando eu convivia quase que diariamente com ela. Tinha orgulho de trabalhar na avenida mais bacana da cidade. Em 1991, o Metrô inaugurou a primeira estação da linha verde, Consolação. Nessa época já trabalhava no Itaú Cultural e nele a expectativa era grande e girava em torno de três grandes lançamentos do ano: a mostra informatizada sobre a arte no Brasil na década de 1980 - BR/80, o acervo digitalizado sobre a Memória Fotográfica da Cidade de São Paulo (desde 1860), e o livro sobre o centenário da Avenida fundada em 1891. Tenho boas lembranças desse emprego, foram quase 18 anos de aprendizados, experiências e de muitas amizades que carrego comigo até hoje.
Na música o que mais me chamou a atenção naquele ano foi o lançamento do cantor inglês Seal com o seu álbum homônimo (Seal, 1991) e os hits Crazy, Killer (sucesso também do seu antigo grupo Adamski) e The Beginning. Gosto muito do estilo e da voz do Seal, pena não ter assistido à suas passagens por aqui.

Então, para comemorar o aniversário da bela avenida e rememorar a música de duas décadas atrás segue o clipe que tem a ver com o ritmo frenético da aniversariante:

Crazy
Louco 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Preciso dizer que te amo

Três versões dessa música escrita pelo Cazuza e que retrata tão bem o amor:

A primeira versão é de 1986, em parceria com  (ex-baixista do Barão Vermelho) e Cazuza, está no mini LP homônimo da Bebel Gilberto.

Preciso Dizer Que Te Amo by Cazuza & Bebel Gilberto on Grooveshark

A segunda versão foi gravada pela Marina Lima em 1987, está no álbum Virgem.

Preciso dizer que te amo by Marina Lima on Grooveshark

E por fim, a versão da homenageada do mês Cássia Eller. Gravada em 1997, está no álbum Veneno AntiMonotonia que a Cássia gravou em homenagem ao Cazuza

Eu preciso dizer que te amo by Cássia Eller on Grooveshark



Qual a sua versão preferida?

A versão original da música, está também no álbum póstumo do Cazuza: Preciso Dizer Que Te Amo/Toda Paixão Do Poeta, de 2001.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cássia, o segundo sol

Dona de uma voz forte e marcante, Cássia Eller foi uma das últimas grandes revelações do rock brasileiro, e eu tive o privilégio de ver bem de perto o seu show, Acústico MTV, no extinto Olympia, SP, em agosto de 2001. Nunca poderia imaginar um palco todo decorado com rosas gigantes para uma roqueira. O cenário dava uma ideia de como seria o espetáculo: forte e delicado, vibrante e perfumado, como uma rosa. Assim era a Cássia com sua timidez envolvente.

Desde a sua ótima interpretação para Por Enquanto da Legião Urbana gravado no seu primeiro álbum Cássia Eller, 1990, sempre ouvi com atenção suas músicas. Ela gravou com maestria composições de: Rita Lee, Cazuza, Renato Russo, Djavan, Herbert Vianna, Ataulfo Alves, Luiz Melodia, Marisa Monte, Caetano Veloso entre outros. Mas a sua melhor parceria musical foi com o Nando Reis, que assim como Milton Nascimento que compunha suas músicas especialmente para a Elis Regina, ele fazia o mesmo para a Cássia. Destaque para: O Segundo Sol, Relicário, All Star e No Recreio.

No próximo dia 29 completa dez anos que Cássia nos deixou e no próximo dia 10 ela completaria 49 anos. Ao invés de dedicar duas datas para Cássia, dedico o mês inteiro. Onde quer que você esteja que a sua voz ressoe com muita luz e alegria. Salve Cássia!

Segue o registro do Acústico MTV gravado em março de 2001 para o DVD com a música da Cássia que mais gosto: O Segundo Sol. A gravação de estúdio está no álbum: Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo, de 1999.